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Por que o ovo de páscoa é tão caro aqui no Brasil?

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      31/03/18 às 13h38

É comum nessa época do ano as comparações entre ovos de páscoa e barras de chocolate. Sempre que questionadas a respeito das diferenças de valores, as empresas que fabricam os chocolates atribuem a "culpa" ao processo de produção, custo de logística e embalagens. A sazonalidade da produção também faz forte influência sobre o preço do produto final.

Segundo o Procon-SP, os ovos de chocolate ficaram cerca de 4,84% mais caros que em 2017. Enquanto as barras de chocolate tiveram uma média de redução de 4,25% em seus valores. Apesar do aumento no valor dos produtos, durante uma feira que aconteceu em São paulo, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Cacau, Chocolate, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), Ubiracy Fonseca, disse estar otimista e eles apostam na tradição brasileira de presentear os entes queridos com os ovos de chocolate.

Os preços

Segundo Renata Moraes, vice-presidente do Grupo CRM, dono das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau, "o empresário pensa em uma produção apenas para um período do ano, então ele tem que negociar um lote de embalagem especial, um lote de matéria-prima, um custo de mão de obra diferenciado. Então é mesmo diferente do custo de um produto que fica o ano inteiro disponível."

Outro fator citado pela executiva seria a fragilidade do produto e os custos indiretos. Como margem de devolução, ovos danificados, entre outros. De acordo com o presidente da ABICAB, o processo de embalagem dos ovos na maioria dos casos é feito manualmente. E as embalagens são mais sofisticadas do que das linhas de chocolates regulares. O que consequentemente acaba por elevar os preços do produto final. O presidente da ABICAB destaca ainda que o varejo tem suas próprias políticas de preço.

Há quem afirme que o preço destes produtos, na verdade, possam ter pouca relação com seus custos de produção. Os preços estariam diretamente relacionados pela forma pela qual os consumidores valorizam o produto. Ou seja, os consumidores atribuem valor ao produto o suficiente para que sejam pagos os preços praticados.

A antropóloga Silvia Borges diz que o valor dos ovos de Páscoa vai muito além do seu valor na etiqueta. "Do ponto de vista simbólico, a questão é que as pessoas atribuem ao ovo de Páscoa o símbolo de um momento especial, que começou com a tradição religiosa, mas que hoje transcende esse significado. É uma troca social. Mesmo sabendo que o preço vai diminuir um ou dois dias depois, a pessoa quer participar da troca no feriado e se dispõe a pagar mais por isso."

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Via   G1     Huffpost Brasil     Extra  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
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