Por que os alimentos que comemos ficam com gosto estranho logo depois que escovamos os dentes?

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      19/01/15 às 18h31

Terminar as refeições, ir ao banheiro, escovar bem caprichado os dentes e logo em seguida surgir aquela vontade enorme de comer algum alimento ou mesmo tomar um básico suco de laranja. Quem nunca? Você em algum momento de sua breve vida deve ter passado por essa situação, não é mesmo? Então não é preciso nem lembrar o quão ruim fica o gosto dos alimentos depois que escovamos os nossos dentes. A sensação é de boca amarga, um gosto azedo sobe até o céu da boca e às vezes até perdemos a vontade de comer.
A impressão que fica é que nossas línguas e bocas parecem estar anestesiadas ou com algum tipo de substância ou reação química vinda da pasta de dente que nos impede de sentir o gosto das coisas direito. Mesmo assim muita gente vai lá e come o que tá com vontade não se importando com esse impedimento de sentir o gosto por completo dos alimentos.

Mas porque será que isso acontece ? Qual a explicação para essa sensação ruim que sentimos ao comer algo doce ou salgado ?

O sabor e o gosto
imagenes_IMG_6991_6f87b910

Bem, a ciência ainda não descobriu esse mistério do funcionamento do cheiro das coisas em geral e o gosto de cada uma. O homem ainda não foi capaz de entender as complexidades dessas duas atividades comuns que o nosso organismo tem. Mesmo sendo complicada a tentativa de explicar qualquer coisa que as envolva, ainda assim existe uma ideia interessante de como os gostos realizam seu funcionamento. A reação que nosso corpo gera em contato com os alimentos é o gosto. Já a nossa experiência, o que sentimos quando comemos algo e de forma subjetiva, é o que chamamos de sabor.

Pasta de dente: vilã e inimiga do gosto

5u45u2

Lauril sulfato de sódio (também conhecido como LSS) esse é o responsável pelo gosto ruim na boca quando ingerimos algum alimento doce depois da escovação feita. O LSS é nada mais nada menos que um detergente bucal presente na grande maioria das pastas de dentes. O curioso dessa substância é que ele não tem muito a ver com a limpeza da boca e dos dentes, mas sim com criar grande quantidade de espuma, gerando uma sensação de limpeza para quem utiliza a pasta. Espumante como todo o detergente de lavar a louça, ele também colabora ajudando a espalhar a espuma por toda a boca. É conhecido também como surfactante ou tensioativo, pois tem a função de diminuir a tensão das superfícies.

Sabor-amargo-na-boca
A língua humana é um membro que possui cerca de 10 mil papilas gustativas (essas bolinhas que temos em cima da língua) e são elas que nos fazem sentir os gostos ( doce, o salgado, o azedo e o amargo). As moléculas do alimento são distribuídas entre as papilas, que acabam nos fazendo sentir os gostos respectivos que estão ali presentes. É nesse momento que o LSS entra em ação agindo sobre as papilas que tomam conta do sabor doce, deixando elas como se estivessem em uma espécie de estado anestésico. A ação acaba impedindo as substâncias que causam sensação doce de interagir com seus receptores de gosto.
slide_28O Lauril sulfato de sódio tem uma outra função que é promover sensibilidade nas papilas encarregadas do sabor amargo. Devido a este motivo é que depois de escovar os dentes se você comer algum tipo de alimento doce, o sabor amargo vai invadir a sua área bucal, devido à ação do LSS. Mas pode deixar a preocupação para outras coisas, pois o efeito do LSS é passageiro. A recomendação é continuar a limpeza dos dentes normalmente como recomendam os dentistas e aguardar um pouquinho para voltar a comer algo de sabor doce ou salgado. Se melhor preferir, tome um pouco de água enquanto espera.
E é por isso que sempre que vamos comer algo logo depois de escovarmos os dentes, o gosto fica estranho, principalmente em coisas doces.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+