Ciência e TecnologiaCuriosidades

Descubra 27 verdades sobre ditados populares

0

Você já deve ter escutado muitas lendas ou histórias de seus pais, avós ou de qualquer outro adulto. Os mitos populares se espalham dessa maneira e conseguem atravessar gerações. Quem nunca ficou com medo de tomar leite com manga ou deixar o chinelo virado causando a morte da mãe?

Atualmente é fácil de se descobrir quando algum fato é mito ou é realmente verdade. Principalmente com a difusão da internet e o maior acesso à educação muitos mitos acabaram sendo revelados. Na nossa lista você vai descobrir a verdade sobre 27 mitos que circulam há décadas nas nossas vidas.

Plantas se comunicam (Verdade)

1

Plantas também se comunicam e, até com os animais. Elas lançam mão de recursos como luzes e sombras, aromas químicos e toque físico para atrair polinizadores, ajudar no processo de crescimento e até evitar contaminações por fungos e outras doenças. Assim, plantas que ficam perto umas das outras podem se ajudar a sobreviver.

Plantas Carnívoras comem pessoas (Mentira)

2

Elas não são monstros, muitos menos devoradoras de pessoas. A maioria é muito pequena, são sensíveis, e capturam pequenos insetos e animais.

Engolir catarro quando se está gripado faz mal (Verdade)

3

Nada de engolir catarro hein! A secreção pode prejudicar seu organismo. A mucosa pode ir parar nos pulmões e se aliar a outros fatores que contribuem para uma pneumonia.

Sorvete em épocas frias dá dor de garganta (Mentira)

4

Se você gosta de tomar sorvete mesmo em tempos de frio congelante pode se tranquilizar. Não existe nada cientificamente provado com relação a esse mito.

As florestas são o pulmão do mundo (Mentira)

5

Na verdade seria mais coerente dizer o contrário. As árvores e plantas inspiram gás carbônico e eliminam oxigênio. Já um pulmão faz exatamente o contrário.

Baleias Orcas são assassinas cruéis (Mentira)

6

Coitadas das Orcas. Elas são má compreendidas, na verdade. O que acontece é que elas são ótimas caçadoras. A má fama vem da mãe orca que abate sua presa sem matá-la instantaneamente. Assim, é possível que ela leve algumas presas ainda vivas para os filhotes.

Manga com leite faz mal (Mentira)

7

Como já vimos aqui na Fatos Desconhecidos manga com leite não faz mal para a saúde. Os senhores de engenho para conter o roubo de leite, que era um alimento exclusivo dos nobres, inventaram que a combinação entre manga (alimento dos escravos) e leite podia ser fatal. A lenda continua até hoje.

Comer e ir nadar faz mal (Verdade)

https://www.youtube.com/watch?v=7RcLulkTRqU

Infelizmente é como muitos adultos diziam para as crianças: Comer e ir nada faz mal. A combinação de barriga cheia e nadar loucamente na piscina pode causar indigestão e choque térmico em um pessoa.

Assistir TV perto da tela faz mal a visão (Mentira)

8

Esse mito é mentira mas se você assiste TV muito próximo da tela pode significar que você já tenha algum problema de visão.

Leite morno ajuda a dormir (Verdade)

9

Se você está com insônia, tente relaxar e tome um copo de leite morno. O leite contém o aminoácido triptofano, que relaxa os músculos e induz o sono.

Elefante tem medo de ratos (Mentira)

10

Os elefantes não costumam ter medo desses pequenos roedores. O que pode acontecer é eles tomarem um susto se algum rato ou camundongo passar correndo diante deles.

Engolir chiclete faz mal (Mentira)

11

Engolir chiclete não faz mal. Geralmente a goma passa pelo sistema digestório e sai nas fezes, tendo apenas alguns de seus compostos digeridos, como açúcar, corantes e conservantes.

Escutar música alta prejudica a audição (Verdade)

12

Aquele hábito de usar o fone de ouvido no máximo todos os dias pode estar matando seus ouvidos. Não só fones mas som automotivo ou muita exposição a som alto podem causar perda irreversível da audição.

Baratas sobreviveriam a um ataque nuclear (Verdade)

13

Baratas são muito mais resistentes que humanos. Essas danadinhas que se escondem no seu guarda-roupas, pode sobreviver a diversos ambientes hostis. Em relação à radiação, enquanto o limite para os humanos é de 600 rad, as baratas sobrevivem a doses por volta de 3.200 rads.

Tentar parecer vesgo por alguns segundos pode te deixar vesgo permanentemente (Mentira)

14

Estrabismo é um distúrbio que afeta o paralelismo entre os dois olhos, que apontam para direções diferentes. As causas para o estrabismo são: dificuldade motora para coordenar o movimento dos dois olhos; grau elevado de hipermetropia, que obriga forçar a aproximação dos olhos para compensar a dificuldade de visão; baixa visão em um dos olhos; doenças neurológicas (AVC, paralisia cerebral, traumas), genéticas (síndrome de Down), oculares (catarata congênita), infecciosas (meningite, encefalite), da tireoide, diabetes e hereditariedade.

Tartaruga não consegue se desvirar (Verdade)

15

Pobres tartarugas. Elas não conseguem retornar para a posição normal sozinhos. Se não for socorrida, o animal pode morrer depois de 20 dias.

Faz mal sair do banho para um local muito frio (Mentira)

16

Sair aquecido do banho, da academia, da sauna e ter contato com um ambiente ou ar mais frio não vai prejudicar seu organismo. Pelo menos aqui no Brasil. Nosso clima não é tão extremo que leve a uma pessoa a ter um choque térmico após sair do banho, por exemplo.

Ler em movimento faz mal (Mentira)

17

Leitores de plantão podem se despreocupar. Ler em movimento não faz mal. A única coisa que aconteceria seria a pessoas se cansar mais fácil e rapidamente, uma vez que o seu ponto de fixação vai sendo constantemente ajustado em função das oscilações causadas pelo movimento.

Sapos espirram veneno  (Verdade)

18

Até poucos anos isso seria um mito mas em 2012 foi descoberto na amazônia o sapo que é o terror dos mitos populares. O Rhaebo guttatus lança seu veneno amarelado das glândulas do alto das costas quando se sente ameaçado por um possível agressor, ainda que seja apenas um biólogo.

Passar a mão em uma borboleta e depois nos olhos pode cegar (Mentira)

19

Agora são as borboletas que são incompreendidas. O máximo que pode acontecer é uma irritação, assim como acontece quando cai um cisco.

Chuva de sapos existe (Verdade)

20

Apesar de bizarro, é verdade. Embora esse não seja o fenômeno meteorológico mais comum do mundo, não é tão raro quanto você pode pensar. Ele acontece em todo mundo, pelo menos desde o século 1 depois de Cristo – quando o naturalista romano conhecido como Plínio, o Velho descreveu o evento – e até recentemente, como em 2005, na Sérvia.

Mais recentemente, surgiu uma explicação científica do fenômeno, que envolve trombas marinhas. Os ventos que se acumulam são capazes de capturar objetos e animais, graças a uma combinação de depressão na tromba, e da força exercida pelos ventos dirigidos no seu sentido.

Em consequência, estas trombas, ou mesmo tornados, poderão transportar animais a alturas relativamente grandes, percorrendo grandes distâncias. Os ventos são capazes de recolher animais presentes numa área relativamente extensa, e deixam-nos cair, em massa e de maneira concentrada, sobre pontos localizados.

Cães sentem o cheiro de “medo” (Mentira)

21

Não precisa ficar apreensivo, caro leitor. Muito se ouve dizer a respeito de cães que avançam justamente naquela pessoa que mais demonstra medo e por isso a afirmativa de que cães sentem cheiro de medo é tão comum. Na verdade, o cachorro não sente o cheiro do medo, o que acontece é que ele percebe a mudança física que acontece quando se tem este sentimento: as palpitações e o suor aumentam, a respiração muda e fica mais acelerada, a tensão muscular também aumenta consideravelmente e em geral a pessoa passa a ter movimentos furtivos ou fica em uma postura submissa e na maioria das vezes sai correndo.

O deserto do Saara já foi uma floresta (Verdade)

22

Sabia que o Deserto do Saara já foi a maior floresta tropical do mundo? Ações do tempo (5.500 anos) fizeram com que a vegetação virasse o maior deserto do globo terrestre.

Gatos sempre caem de pé (Mentira)

23

Nem sempre eles conseguem cair de pé. Para isso ocorrer depende principalmente da altura em que o bichano está e se ele terá tempo para corrigir a queda.

Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar (Mentira)

24

Não confie nesse mito. Geralmente os raios caem mais de uma vez em um mesmo local quando este apresenta grande incidência de raios. Como exemplo é possível citar o monumento Cristo Redentor, que é atingido anualmente por uma média de 6 raios.

A abelha morre quando pica (Verdade)

25

É na ação de defesa da colmeia que a abelha operária acaba morrendo. Isto ocorre devido à estrutura corporal, já que possui o ferrão na parte traseira de seu corpo. Ele é uma espécie de pinça com três pontas, que ajudam a introdução de uma outra estrutura chamada estilete, que injeta o veneno.

O estilete é a parte do ferrão que entra na pele da pessoa quando a abelha pica. Este estilete é parecido com uma serra e se prende à pele. Depois que pica a pessoa, a abelha se esforça para voar tentando se desprender da vítima, porém o ferrão fica preso causando o rompimento do abdômen da abelha e por isso, após alguns minutos, ela morre.

Um ano de cão equivale a 7 anos humanos (Mentira)

26

Esse mito entre relação da idade do cão x idade do homem, persiste há décadas, porém essa conta está completamente errada. Ela não leva em consideração dois fatores determinantes: as diferenças de tamanho entre diferentes raças e suas características fisiológicas. Os cães de pequeno porte tendem a viver mais do que os grandes, pois a degeneração de seus órgãos acontece mais lentamente. Um ano de cão pode corresponder a até 22 anos de um homem.

Por que os alimentos que comemos ficam com gosto estranho logo depois que escovamos os dentes?

Matéria anterior

Os 4 gêmeos Siameses mais famosos da história

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.