• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Por que os atletas olímpicos usam essas tirinhas pelo corpo?

POR PH Mota    EM Curiosidades      01/08/16 às 18h55

Com os Jogos Olímpicos 2016 prestes a começar, todo mundo já está de olho nos atletas competidores que vão ser o centro das atenções durante as disputas nas mais diversas modalidades. Além das habilidades atléticas de cada um deles, uma outra tendência poderá ser percebida: corpos cobertos em uma espécie de fita colorida.

Nas Olimpíadas de 2008, em Pequim, e 2012, em Londres, as fitas adesivas - chamadas fitas kinésio - já foram utilizadas aos montes por atletas em diferentes modalidades. A tecnologia por trás dos adesivos foi desenvolvida em 1979, por um quiroprata japonês.

Segundo fabricantes da fita, elas "aliviam desconforto e facilitam a drenagem linfática levantando a pele de formas microscópicas". Os adesivos podem ajudar a reduzir dores e inflamações, além de ajudar no relaxamento e descanso de músculos cansados.

A fita realmente funciona?

1

Vários atletas apostam nos adesivos para utilizar seus benefícios ou limitar certos movimentos, mas, apesar da tendência, as pesquisas ainda não encontraram vantagens significantes para o uso da fita.

Diversos estudos que tentaram analisar os efeitos clínicos das fitas kinésio em pacientes com problemas nos músculos ou esqueleto nao encontraram evidências que elas ajudaram em algo. Para pessoas com condições crônicas que precisam de tratamentos - o que não inclui os atletas olímpicos, as fitas não fazem muito efeito.

Ainda assim, um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine encontrou efeitos positivos. Segundo a pesquisa, utilizar as fitas adesivas tem efeitos reais no alívio das dores musculares. Também foi constatado que as fitas podem aumentar a mobilidade corporal.

Tendência

2

Mesmo que os efeitos existam, eles são pequenos, mas os atletas continuam usando as fitas com frequência. Isso pode não fazer a diferença para pessoas que praticam atividades físicas no dia-a-dia, mas para um atleta que compete em nível olímpico, mesmo uma melhora de meio por cento na performance pode representar a medalha de ouro ou a derrota.

Especialistas ainda apontam que mesmo que não existe confirmação da performance por meio da utilização da fita, o efeito placebo que a crença nessa melhoria oferece pode ser título. Um estudo registrou que pessoas que acreditavam que receberam cafeína ou morfina, mesmo que só tivessem consumido pílulas de açúcar, sentiam menos dores ou cansaço. Somente o fato dos atletas acreditarem que terão uma performance melhor por causa das fitas pode ser o diferencial no esforço que colocam numa prova.

Agora você já sabe para que servem as fitas. E como viu, não é porque podem fazer a diferença na performance de um atleta de nível olímpico que realmente será útil para praticantes de esportes de forma mais casual. Ainda não existem comprovações científicas de suas vantagens, mas mesmo por meio do efeito placebo, as fitas podem ser úteis.




Matérias selecionadas especialmente para você

PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+