Curiosidades

7 atletas veganas que estão nas Olimpíadas de Tóquio

0

O vegetarianismo já é uma termo bem popular há algum tempo, e uma tendência crescente. Mas uma vertente mais restritiva vem chamando a atenção e ganhando cada vez mais adeptos: o veganismo. Enquanto o vegetarianismo se abstém apenas de consumir carne, peixe e aves, o veganismo é mais abrangente e exclui o consumo de qualquer produto de origem animal. Ou seja, pessoas veganas não consomem nada que tenha qualquer vestígio animal, seja na alimentação ou em outros produtos. Tais como artigos para higiene, limpeza, vestuário, remédios etc.

Dada à atuação situação ambiental do planeta, com questões envolvendo mudanças climáticas, aquecimento global, entre outros, o veganismo tem estado cada vez mais em voga. Muito disso devido às preocupações com o impacto da criação de gado no efeito estufa e também na saúde.

Muitas pessoas podem pensar que esse tipo de dieta não fornece todos os nutrientes necessários para as pessoas. Ou que os veganos não podem fazer grandes esforços. Contudo, vários atletas que estão participando  dessas Olimpíadas de Tóquio provam o contrário. Mostramos aqui alguns atletas que seguem a dieta vegana.

1 – Marta

Vegana1 768x512, Fatos Desconhecidos

Uma das jogadoras mais famosas do nosso futebol feminino é inspiração para muitas pessoas. E isso vai para além do esporte. Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, Marta é vegana há, pelo menos, dois anos. E a atleta fala abertamente sobre o seu estilo de alimentação.

“A galera pergunta: ‘mas Marta, por que você é vegana, como foi isso?’. Obviamente que eu tenho dó dos animais e acredito que a gente poderia comer menos carne. Eu fui desafiada e também assisti a uns documentários aí e fiquei meio perturbada da cabeça. Aí, a Toni falou ‘fica uma semana vegana’. Aí, dava uma semana, pensava em comer carne e desistia. É um desafio, eu lembro e não como. Tô nisso vai fazer um ano”, disse.

2 – Marcis

Vegana2 768x511, Fatos Desconhecidos

O Brasil tem atletas de peso em todas as modalidades. No vôlei, a nossa seleção contava com Marcis. No entanto, ela sofreu uma entrose no tornozelo em um dos jogos no Japão. Marcis foi considerada a melhor levantadora do vôlei mundial. E a atleta tem uma dieta vegana desde 2017.

“Me questionei: por que amar uns e comer os outros? Então, eu percebi que estava tendo uma nova visão de mundo. Ficou cada vez mais clara a necessidade da mudança não só pelos animais, mas também pela minha saúde”, contou.

3 – Naná Almeida

Vegana3 700x504, Fatos Desconhecidos

A atleta é um dos nomes principais na natação brasileira. Ela tem várias vitórias feitas pelo seu time, o Flamengo. Mesmo não tendo conseguido o ouro no revezamento 4×200 metros, Naná é uma das principais esperanças para os próximos jogos olímpicos. A nadadora se tornou vegana há pouco tempo e explicou o motivo.

“Eu me tornei vegana quando fui treinar na Hungria, em 2019. Foi uma decisão em conjunta com o meu técnico, na época, visando a melhora na performance. Um ano e 6 meses depois, conquistei minha primeira vaga olímpica!”, explicou.

4 – Alex Morgan

Vegana4 768x512, Fatos Desconhecidos

Ela é considerada a grande estrela da seleção de futebol dos EUA. Além de ser vegana, a camisa 13 da seleção dos EUA também é uma grande ativista da causa em seu país.

“Nunca pensei que fosse possível disputar competições em um nível de elite com uma dieta baseada em plantas, mas aprendi muita coisa errada na escola. Hoje, consigo fazer minha recuperação e chegar no meu ápice físico de maneira muito mais simples por conta da minha dieta”, disse ela.

5 – Morgan Mitchell

Vegana5 768x512, Fatos Desconhecidos

Morgan é uma das grandes atletas do atletismo australiano. A especialidade dela é nos 400 metros e nos 800 metros. A Olimpíada de Tóquio está sendo a segunda já disputada por ela. E assim como Alex, Morgan contou que a dieta vegana a ajudou em sua recuperação física.

6 – Vivian Kong

Vegana6 768x512, Fatos Desconhecidos

A atleta é o principal nome da esgrima de Hong Kong. Até agora, Vivian conseguiu chegar às quartas de final tanto na competição por equipes como na competição individual. A atleta já tem uma dieta vegana há tempos. E mostrando que isso nunca a impediu de nada, Vivian foi medalhista nos Jogos Asiáticos de 2018.

7 – Kaylin Whitney

Vegana7 768x511, Fatos Desconhecidos

Essa atleta dos EUA tem apenas 23 anos e foi a única da lista que conquistou sua medalha, até agora. A corredora ganhou a medalha de bronze no revezamento 4×400 no dia 31 de julho desse ano. Kaylin tem sua dieta vegana e mostra como esse tipo de alimentação pode e deve conquistar o pódio também.

Constrangedor! 7 famosas que negaram a gravidez e disseram que estavam acima do peso

Matéria anterior

10 flagras dos ícones da música nos bastidores

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos