• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Por que os cachorros se cheiram no traseiro?

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      01/08/14 às 20h21

Muitos donos por aí já devem ter se constrangido com esse comportamento nada bonito de seus cãezinhos, especialmente na hora daquele passeio ao ar livre, quando ele encontra o cachorro de um desconhecido e simplesmente decide que é uma boa ideia trocar cheiradinhas "naquele" lugar com o colega. Mas, afinal, por que os cães fazem isso?

De acordo com os estudiosos, com essa "checada" no traseiro do companheiro de espécie os cachorros conseguem conhecer muito bem o outro animal. Isso porque os cães têm o olfato de 10 a 100 mil vezes mais aguçado que o do ser humano.

1

Dessa forma, então, com a cheirada fatal, eles identificam o gênero, o estado emocional, a dieta e até mesmo a idade do bicho que lhe despertou curiosidade. Essa comunicação, de acordo com os cientistas, é de ordem química e se dá por meio de uma glândula especial, chamada de órgão de Jacobson.

Esse aparelho biológico, por sua vez, ignora os odores inúteis e desagradáveis - como o cheiro de fezes, por exemplo - e conduz somente as informações químicas diretamente ao cérebro. É assim que o animal acaba tomando conhecimento sobre seu amigo somente pelo cheiro.

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+