Health

Comida picante faz mal para a saúde?

0

Em sua maioria, as pessoas gostam de uma comida bem temperada, e tem aqueles que não dispensam um bom molho de pimenta para dar aquele sabor a mais. Por mais que uma quantidade razoável de pimenta na comida possa causar alguns desconfortos, como nariz escorrendo, olhos lacrimejando e suor, isso parece não incomodar muito a maioria que ama uma comida picante.

Essa culinária picante é difundida e amada por várias pessoas no mundo todo. Contudo, algumas perguntas sobre comer pimentas ou coisas picantes podem ser feitas, como por exemplo, seria perigoso comê-las ou, pelo contrário, seria bom para a saúde?

A sensação de que uma comida é picante vem de uma reação do corpo a determinadas substâncias presentes nos alimentos condimentados. Essas substâncias, a capsaicina na pimenta, piperina também na pimenta, alicina no alho e gingerol no gengibre, irritam mais e menos superficialmente as extremidades das fibras nervosas, que são responsáveis por transmitir a sensação de dor para o cérebro.

Picante

Mens Health

Essa reação é parecida com o que aconteceria se as pessoas fossem expostas a uma temperatura de 43° Celsius. Como resultado, o cérebro dá uma resposta imediata. Com ela, vê-se um aumento da circulação sanguínea para os tecidos que são afetados. Isso por sua vez causa a sudorese e as ondas de calor.

Geralmente, essa reações do corpo são o suficiente para apagar o “fogo”. Porém, quando essa reação não é o suficiente, o cérebro faz uma coisa extraordinária. Ele causa uma reação que explica o motivo de algumas pessoas gostarem tanto de comidas picante. São aquelas pessoas que dizem que quanto mais picante melhor.

Quando os casos são mais extremos, que é quando a dor que o tempero causa começa a ser alta, acontece o fenômeno que se conhece como picante. Então, o cérebro percebendo essa sensação aguda de dor e vendo que as medidas colocada em ação não estão funcionando, ele libera endorfina.

Sensação

Gandapanca

As endorfinas são conhecidas como hormônios da felicidade. É por isso que as pessoas que experimentam o efeito da pimenta sentem sentimentos de alegria e felicidade.

Além disso, a comida picante tem outros efeitos positivos quando é consumida na quantidade certa. Ela pode melhorar a digestão através de uma secreção gástrica. Sem contar que melhora a saúde bucal por conta do aumento da salivação, estimula o metabolismo e aumenta a circulação sanguínea em determinados tecidos musculares. Por fim, também descongestiona o trato respiratório por conta do seu efeito mucolítico.

Se a pessoa tem um estômago sensível, é importante que ela limite o seu consumo de pratos picantes para que ela evite azia ou coisas piores.

Em contrapartida, as pessoas que podem e gostam de comer comidas picantes têm mais benefícios a sua espera, como por exemplo, o fato de que comer coisas picantes ajuda na perda de peso.

Benefícios

NiT

Isso acontece porque, com o aumento da temperatura corporal, além de se ter uma melhor circulação, o picante faz com que o corpo consuma mais energia, além de também estimular o metabolismo.

Nesse ínterim, quando a pessoa come uma comida picante, geralmente, ela come mais devagar. Isso por sua vez dá à pessoa uma sensação de saciedade sem que ela tenha comido demais. Claro que comer coisas picantes não é o suficiente para perder peso, mas esse tipo de comida auxilia nessa perda.

Agora que você já sabe os benefícios de comer picante, basta escolher qual o seu prato preferido e prepará-lo. Felizmente, nossa culinária tem bastante tempero e o que não nos falta são coisas picantes para introduzirmos na dieta. Mas é bom se lembrar que se deve consumir tudo com moderação, porque o picante exagerado pode fazer mal à saúde.

Fonte: MSN

Imagens: Mens Health, Gandapanca, NiT

Pirarucu: o maior peixe de água doce do mundo

Matéria anterior

Conheça a síndrome de Havana

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos