Curiosidades

Por que os padres não podem casar?

0

Antes de 1139, os padres não se casavam por opção própria, para poderem dedicar 100% do tempo à orações e pregações. Somente nesse ano que as igrejas proibiram oficialmente o casamento para padres. A proibição ficou conhecida como celibato. O motivo para foi bastante simples: dinheiro. Durante a Idade Média, a Igreja Católica tinha um grande poder, inclusive riquezas em terras. Pensando em não perder as terras para herdeiros do clero, eles proibiram o casamento para que os herdeiros não existissem.

Para os monges, a proibição do casamento praticamente não fez diferença, já que eles já viviam isolados em mosteiros. Mas em alguns lugares, o celibato gerou bastante discórdia, como a do Martinho Lutero que rompeu com o papa e criou a Igreja Luterana, que não proibia o casamento de seus pastores.

Em 1563, a igreja católica definiu no Concílio de Trento que aquele que desrespeitasse a regra do casamento seria expulso do clero. Somente em 1965 que foi haver uma mudança sobre o assunto, que foi quando o papa Paulo VI permitiu que padres se casassem e continuassem frequentando a igreja, mas sem a função de padre. Para chegar nesse processo, o padre que está noivo precisa enviar uma carta ao Vaticano e esperar uma resposta com a autorização que pode demorar até dez anos.

5 coisas estranhas que sonâmbulos fizeram

Artigo anterior

As coisas mais estranhas que já caíram do céu

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido