• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

8 trabalhos bizarros que não existem mais

POR Natália Pereira    EM Curiosidades      19/01/18 às 15h40

Com a modernização e o desenvolvimento da tecnologia alguns trabalhos acabaram sendo substituídos por máquinas ou mesmo perdendo a sua importância e deixando de existir com o tempo. Muitos podem nem mesmo imaginar que essas profissões chegaram a existir um dia e as considerarem estranhas e inúteis mas elas já foram importantes no passado. Todos precisavam desempenhar um papel e as vezes eles podiam ser realmente bem bizarros.

Os tempos eram outros e as necessidades também. As pessoas precisavam de emprego e aceitavam praticamente qualquer coisa que estava disponível. Afinal, apesar de estranhos eles garantiam uma certa estabilidade e possibilitavam que essas pessoas mantivessem suas famílias. Em nome dos velhos tempos, resolvemos reunir algumas das profissões mais estranhas de antigamente que não existem mais hoje. Alguns desses trabalhos são realmente engraçados e você vai se surpreender com eles.

1 - Despertador humano

Você provavelmente não vive sem o seu despertador. Pois é, antes de que ele fosse criado como o conhecemos hoje, acordar no horário já era uma necessidade. Para resolver o problema existiam os despertadores humanos. Eles batiam na sua janela no horário combinado para que você acordasse.

2 - Batedores de cães

Se você é um amante de cães, provavelmente vai se sentir mal com esse trabalho. Hoje em dia se você tem um cachorro, ele provavelmente fica em sua casa quando sai para alguns lugares específicos. Porém na Europa, dos séculos XVI a XIX, eles acabavam sendo mais "livres" e acompanhavam seus donos em vários lugares. Era comum que eles seguissem os donos até as igrejas e caso eles se tornassem violentos ou perturbassem a missa, os batedores de cães entravam em ação. A sua função era tirar os animais do local, caso eles atrapalhassem.

3 - Armadores de pinos

Você já deve ter jogado boliche alguma vez, ou pelo menos sabe como ele funciona. Atualmente existem máquinas que recolocam os pinos no lugar assim que você os derruba. A tecnologia é consideravelmente nova, mas o amor pelo jogo não. Quando ainda não era possível fazer isso utilizando a tecnologia, existiam pessoas para desempenhar o papel.

4 - Bobo da corte

Você já deve ter visto os famosos bobos da corte em algum filme antigo. Apesar de parecer mentira, eles realmente existiam e sua função era agradar e divertir o rei. Era como ter um comediante particular a sua disposição. Essa nem sempre era uma tarefa fácil e contrariar o rei não era uma boa ideia.

5 - Acendedores de lampiões

Os postes de antigamente, antes de serem feitos com lâmpadas elétricas, precisavam ser acesos todas as noites. Para desempenhar a tarefa existiam pessoas específicas para isso e esses eram os acendedores de lampiões. Eles faziam isso com todos os postes da área que eram responsáveis.

6 - Leiteiros

Outro trabalho que já foi retratado em alguns filmes de época e você deve se lembrar dele é o leiteiro. Como não haviam meios de se conservar os alimentos de forma adequada naquela época, o leite fresco era entregue todas as manhãs. Era importante que ele fosse fresco por isso o seu armazenamento em casa não era adequado.

7 - Telefonistas

Essas não são as telefonistas que você está imaginando. Sua função era redirecionar manualmente ligações de longa distância quando a tecnologia ainda não era capaz de fazer isso tão facilmente como hoje. Você ligava para elas e então dizia para onde queria que elas enviassem a sua ligação.

8 - Leitores

Sim, essa era exatamente a sua função. Algumas pessoas eram contratadas para ler. Isso servia como uma distração para os trabalhadores e geralmente eram feitas em fábricas.

Incrível imaginar que algumas pessoas realmente desempenharam esses trabalhos antigamente. O que achou deles?

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+