Curiosidades

Por que os personagens de desenho animado têm apenas quatro dedos?

0

Você já notou que na maioria dos desenhos animados, como em Os Simpsons por exemplo, os personagens possuem apenas quatro dedos? Isso não acontece por acaso, mas sim por um motivo prático, quatro dedos ao invés de cinco facilitam a animação.

Isso acontece porque as mãos ficam menores e, com isso, o movimento se torna mais claro e prático, principalmente para as pessoas que precisam desenhar o mesmo personagem várias vezes seguidas.

Claro que não se trata de nenhuma regra, atualmente vários animadores têm criado personagens com cinco dedos, especialmente personagens humanos.

Hoje existem mais recursos e é bem mais fácil dar ao seu personagem o número de dedos que os humanos possuem realmente, mas no começo do século anterior a indústria de animações não possuía muito dinheiro. Por conta disso, qualquer medida que reduzisse gastos era bem-vinda.

Entre os personagens humanos que têm apenas quatro dedos estão os Flinstones, criados em 1960, Family Guy de 1999 e também Jake e Finn de A Hora de Aventura, de 2010.

Já alguns exemplos de animações que trouxeram personagens humanos com cinco dedos são Dragon Ball, de 1986, Coragem o Cão Covarde, 1995 e Shrek de 2000.

Mudança no jeito de fazer

cinco dedos

Se você acha que um dedo a menos não era capaz de facilitar tanto assim a vida dos desenhistas, acredite, facilitava mesmo. Antigamente o trabalho era ainda mais árduo do que hoje.

Para que você tenha uma ideia, para produzir apenas dez minutos de animação, eram necessárias milhares de folhas ilustradas e a ajuda de dezenas de ilustradores.

No entanto, nos anos 90 a situação mudou um pouco, com ajuda dos computadores e softwares específicos a criação de desenhos não é tão complicada assim e, por isso, os cinco dedos já podem ser incluídos nas mãos dos personagens sem medo.

Como a alta do dólar pode afetar a vida dos brasileiros?

Artigo anterior

Você sabe por que existem as letras escritas TWI no pneu do seu carro/moto?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido