Por que os personagens de desenhos animados usam luvas?
Tempo de leitura:3 Minutos, 12 Segundos

Por que os personagens de desenhos animados usam luvas?

Você já reparou que uma grande quantidade de personagens de desenhos animados utiliza luvas brancas sobre as mãos? Já parou para pensar por que isso acontece?

As luvas em personagens animados começaram a aparecer nos desenhos animados ainda na década de 30. O detalhe ficou tão famoso que a luva branca do Mickey é um dos símbolos mais clássicos da Disney.

Além de Mickey, vários outros personagens animados consagrados também podem ser identificados pelas mãos cobertas pelo acessório, como Pernalonga e outros integrantes do Looney Tunes. A tendência chegou até mesmo nos games, onde personagens como Mario e Sonic podem ser vistos vestindo o acessório.

Se você realmente quer entender porque isso acontece, a resposta simples é: porque é mais fácil. Para entender melhor, vamos explorar um pouco mais os detalhes por trás da decisão.

Facilidade

Mickey Mouse foi o primeiro personagem da Disney a vestir as famosas luvas. Em sua primeira aparição, na animação Plane Crazy, de 1928, suas mãos ainda eram pretas. As luvas só foram aparecer em 1929, na animação The Opry House.

No início da era das animações, os desenhistas precisavam criar os detalhes de cada cena a mão. Por causa disso, os primeiros personagens se pareciam com caixas ou formas bem simples, até que começaram a adquirir aparências de membros similares a mangueiras de borracha e formas bem mais arrendondas. Isso permitia que os animadores conseguissem desenhar os personagens mais rapidamente sem precisar investir em detalhes realistas em partes do corpo como cotovelos e outras articulações.

A solução resolvia problemas de braços e pernas, mas eles ainda precisavam arrumar um jeito de fazer o mesmo com as mãos dos personagens. Ao invés de desenhar cada unha e marcas dos dedos, eles decidiram colocar luvas sobre as mãos dos personagens. Isso economizava muito tempo e os espectadores ainda podiam entender o que os personagens faziam com as mãos.

Contraste

Quando os primeiros desenhos animados foram produzidos, eram apresentados em preto e branco, com os personagens tendo a maioria dos detalhes em preto em contraposição com fundos brancos. Nessas situações, era difícil perceber os movimentos das mãos pretas sobre os corpos da mesma cor.

Para resolver o problema, animadores utilizavam as luvas brancas no lugar das mãos verdadeiras, gerando um contraste muito maior. A solução também pode explicar porque vários personagens também utilizam sapatos claros, que ajudam a esconder os pés e ainda destacá-los em meio a poucas cores.

Os acessórios claros ajudavam a enfatizar o movimento dos membros dos personagens e deixavam seus gestos muito mais perceptíveis nas cenas.

História

Uma análise mais a fundo da história mostra que as animações produzidas nesse período – por volta das décadas de 1920 e 1930 – eram inspiradas no estilo de entretenimento Vaudeville, predominante nos Estados Unidos. Dentre as características de inspiração, estava a figura dos menestréis, em particular.

Os personagens tinham atuações e expressões exageradas e apostavam na utilização da blackface, roupas largas e luvas. O mesmo visual pode ser percebido em vários personagens clássicos da época, como Mickey e o Gato Félix.

Em sua essência, isso significa que os personagens animados da época eram desenvolvidos com inspirações nas tradições que hoje percebemos como racista.

Humanização

Outro padrão entre os personagens animados dessa era, é que a grande maioria deles eram animais que agiam e viviam como humanos, para serem percebidos como mais engraçados e gerarem mais identificação com os espectadores.

Em sua biografia, Walt Disney explicou parte da decisão. “Nós não queríamos que Mickey Mouse tivesse mãos de ratos, já que ele deveria agir como humano. Por isso demos luvas para ele”, declarou.

O truque foi um sucesso tão grande, que começou a ser copiado até mesmo pelos rivais de Walt Disney.

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre as explicações por trás das luvas e pode entender todo o contexto técnico e social que levou a isso.