Curiosidades

Por que tantos cantores de ópera são gordos?

0

Ópera é um gênero artístico e teatral, sendo ainda um drama encenado, acompanhado de música, ou seja, é uma composição dramática, onde se combinam música instrumental e canto, tendo ou não um diálogo falado.

Por mais que não sejamos acostumados a ir em óperas, temos um imaginário sobre esse espetáculo. Quando pensamos em ópera, geralmente, vem à cabeça cantores gordos. Até existe aquela frase de que “o show não termina até a mulher gorda cantar”. Realmente, os cantores de ópera são gordos ou, pelo menos, mais gordos que a média das pessoas. Mas, não são todos que são assim.

Os cantores de ópera gordos são quase que um mito popular e até um esteriótipo, uma generalização, às vezes, errônea. A verdade é que não existe uma regra que diz que os cantores de ópera têm que necessariamente serem gordos.

Essa imagem, talvez, venha de um pensamento, que diz que a ópera é um dos poucos eventos onde o talento importa mais do que a aparência física. Ou então, pela imagem de um cantor de ópera gordo ser muito usada em desenhos animados.

Cantores

Cantor1 E1574778854453 600x348, Fatos Desconhecidos

Além disso, muito também se deve ao fato, daquela frase da mulher gorda ter sido sido influenciada pela obra, chamada Götterdammerung, de Richard Wagner. E a repetição dessa frase ajudou a alimentar o esterótipo dos cantores de ópera gordos.

Mesmo que seja uma generalização, ela se baseia em alguns fatos que podem a explicar. Alguns cantores de ópera podem parecer mais gordos que outras pessoas, por causa de seus peitos grandes. Alguns nascem com as costelas maiores que a média, e isso ajuda a ter mais ar nos pulmões do que uma pessoa normal. Alguns exemplos, são os cantores Luciano Pavarotti, Renée Fleming e Beverly Sills.

Entretanto, ter um peito largo não é um requisito para ser cantor. Existem também aqueles que “cantam a partir do diafragma”. Por mais que não existam pesquisas científicas, que comprovem que o excesso de peso faça com que a voz fique melhor, existem evidências que sugerem que possa haver uma vantagem nisso.

Razão

Cantor2 600x345, Fatos Desconhecidos

Assim como qualquer outro trabalho, ópera é um trabalho pesado e estressante. Cantar ópera é um trabalho de alta ansiedade, e os cantores têm que se apresentar por horas nas gravações, ensaios e apresentações ao vivo. Além de estarem sempre viajando, em suas turnês.

Por causa dessa rotina, alguns cantores acabam negligenciando o exercício físico. Eles também não dormem o suficiente, comem coisas não saudáveis e bebem álcool.

Mesmo que pareça absurdo, um dos motivos é bastante lógico. Outros artistas têm que ter um corpo em forma, como atores e dançarinos. E os cantores de ópera não precisam necessariamente prestar atenção no seu peso. Mas isso mudou com o tempo.

A nova geração de cantores líricos não se assemelha em nada com o esteriótipo.“A cobrança da sociedade em relação à obesidade é muito grande, em todas as áreas, incluindo as artes, a ópera. Isso também tem sido algo positivo, pois estamos em busca de uma melhor qualidade de vida, de uma alimentação mais saudável, e aí a perda de peso é inevitável”, diz a cantora lírica mineira, Edna D’Oliveira.

10 jogos mais bem avaliados de toda a década

Matéria anterior

5 teorias da conspiração recentes que vão te bugar o cérebro

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos