Por que temos remela ao acordar?

POR A Redação    EM Curiosidades      24/07/14 às 23h03

A remela pode ser considerada uma espécie de lágrima, pois ela nada mais é que o ressacamento do líquido que compõe a lágrima. A remela é formanda enquanto dormimos, quando as lágrimas se acumulam no canto do olho e a parte líquida é evaporada, sobrando apenas uma fusão da parte gordurosa da lágrima e sujeira.

A lágrima humana é formada por 3 componentes, sendo esses: uma camada líquida, que fornece sal (por isso a lágrima é salgada), proteínas, entre outras coisas importantes para o olho; uma camada gordurosa mais externa que ajuda a prevenir a evaporação da lágrima na superfície do olho;  e uma camada de muco, que aprisiona partículas de poeira.

Depois que as lágrimas são produzidas, elas se espalham pelo olho graças ao movimento de abrir e fechar das pálpebras. O excesso dela é levado para o canto do olho, junto com poeira e todo tipo de sujeira que chega à nossa visão. À noite, nossas glândulas lacrimais reduzem a produção da parte aquosa da lágrima absorvida pelo duto lacrimal , mas continuam a produzir muco e gordura. O ressecamento dessa meleca dá origem à remela ou ramela, as duas formas estão certas.

A Redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+