Ciência e Tecnologia

Posso tirar o pendrive do computador sem ejetar?

0

Você sabe já deve ter se perguntado porque é preciso ejetar o pendrive antes de desconectá-lo do computador. E a primeira resposta que provavelmente veio à cabeça é porque os especialistas indicam. Afinal, todo mundo sabe que este precaução pode evitar danos aos hardwares dos aparelhos envolvidos, bem como a perda de informações.

Com o desenvolvimento tecnológico, surgiram vários novos dispositivos capazes de armazenamento em flash e também com outros avanços. Com isso será mesmo que o mecanismo ainda é necessário? A resposta é sim. Existem alguns bons motivos para você continuar removendo o pendrive “com segurança”. Confira quais são eles:

Energia Elétrica

peen 1

O primeiro e mais conhecido é o fato de que esse tipo de dispositivo necessita de energia elétrica. Enquanto ele está conectado, usa a porta USB para se alimentar e conseguir enviar e receber dados.

Dessa forma, quando você retira o dispositivo de forma abrupta, o sistema operacional pode estar no meio de algum processo, passando corrente elétrica em níveis maiores, o que pode resultar em queima tanto do pendrive quanto da entrada USB do PC.

Perca de informações

dados

Além de estragar o pendrive, retirá-lo de maneira incorreta pode acarretar perca de informações que estavam sendo alteradas. Isso acontece porque o sistema operacional acumula determinada quantidade de dados em cache antes de guardá-los no dispositivo de armazenamento móvel, ao invés de salvar cada bit que enviamos.

Alguns HD externos e pendrives mais modernos já possuem indicadores luminosos, na maioria das vezes de LEDs, alertando sobre possíveis leituras ou modificações em andamento. Remover um dispositivo em algum desses momentos é muito perigoso para a integridade das informações que estão sendo acessadas ou escritas. Teoricamente, se esses indicadores não estão piscando ou acesos, é sinal de que o equipamento não está sendo usado pelo sistema operacional e as chances de danos são menores.

Melhor prevenir

pen3

Com os componentes de hardware cada vez mais potentes os processos acontecem muito mais rápido do que há algum tempo. Alguns podem ocorrer até em frações de segundo.

De acordo com alguns especialistas, os principais sistemas operacionais da atualidade tentam prepara os dispositivos USB para remoções rápidas, exatamente pelo grande número de usuários que realizam essa prática. Isso faz com que os riscos sejam menores do que antigamente. Mas prevenir ainda pode ser a melhor alternativa.

Fotógrafo revela detalhes escondidos em objetos do cotidiano com série de fotos macro

Matéria anterior

24 fatos perturbadores sobre nossos hábitos cotidianos

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.