CuriosidadesHistória

A pouca conhecida e terrível morte de Alexandre, o Grande

0

Alexandre, o Grande, como era conhecido foi o rei da Macedônia e um membro da dinastia argéada. Ele sucedeu seu pai, o rei Filipe II, quando tinha vinte anos de idade. E até os 30 anos, ele tinha criado um dos maiores impérios do mundo antigo. A vida de Alexandre foi bem conhecida, mas sua morte é rodeada de mistérios.

Uma das versões mais aceita diz que ele teria passado mal depois de beber em uma festa e morrido dias depois. Segundo especulações de alguns historiadores, ele teria morrido envenenado. Mas uma nova possibilidade surgiu de que ele teria morrido de uma forma muito pior do que as imaginadas. Ele teria sido declarado como morto mas ainda estaria vivo. Isso por causa de uma síndrome rara.

Segundo a lenda, o corpo de Alexandre não se decompôs por seis dias depois que ele havia morrido, mas para os seus súditos isso era sinal da divindade do rei. A hipótese levantada por uma médica é a de que Alexandre sofreu da síndrome de Guillain-Barré, que é uma condição que paralisa os músculos e pode causar a morte.

Síndrome

Essa síndrome é uma fraqueza muscular que aparece subitamente e é causada pelo ataque do sistema imunológico até o sistema nervoso periférico. Segundo a médica Katherine Hall, da Universidade de Otago na Nova Zelândia, Alexandre deve ter ficado paralisado nos seus últimos dias, mas ainda estava consciente. E em alguns casos, a síndrome pode tornar a respiração quase imperceptível, e isso pode ter confundido a pessoa que o declarou morto.

Os relatos da época diziam que Alexandre teve febre e dores abdominais antes de perder os movimentos, mas teria ficado consciente até o momento em que realmente morreu. E se isso realmente aconteceu, o fim do rei da Macedônia foi bastante triste. “É possível que ele estivesse ciente do que estava acontecendo a sua volta. Então ele teria ouvido seus generais discutindo a sucessão, escutado a chegada dos embalsamadores egípcios e percebido que eles estavam prestes a começar o seu trabalho”, disse Hall.

Alexandre, o Grande, foi um líder nato e morreu invicto em batalhas. Além disso, ele é considerado um dos comandantes militares mais bem sucedidos da história.

Falha poderia causar mega terremoto na América do Norte e muitos a subestimam, entenda

Matéria anterior

Quando Wolverine e Deadpool se conheceram?

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.