Entretenimento

Primeiras impressões de Barbie chamam longa de filme do ano e candidato ao Oscar

0

Desde que a produção de um filme da Barbie foi anunciada, o assunto é comentado nas redes sociais. Claro que logo de cara as pessoas pensaram que o filme de Greta Gerwig sobre a icônica boneca, interpretada por Margot Robbie, seria uma coisa literal e até mesmo infantil. Contudo, pelos trailers é possível ver que a produção irá seguir um caminho completamente diferente.

A estreia do filme será no dia 20 desse mês, mas ele já teve sua primeira exibição na sua estreia mundial no último domingo. E para deixar todos ainda mais ansiosos para assistir ao longa, parte da crítica internacional que assistiu Barbie elogiaram bastante o filme e chegaram até a chamá-lo de perfeito e que, sem dúvidas é o filme do ano.

Por mais que o número de opiniões sobre o filme seja limitado, elas são um bom indicativo do que o grande público deve esperar. E isso se fortalece conforme as primeiras críticas começarem a ser publicadas. Até o momento, as primeiras reações ao filme indicam que o que é visto tanto dentro como fora da Barbielândia é bastante divertido e engraçado e não deixa de fora uma crítica social.

Críticas positivas

Dentre as pessoas que elogiaram o filme está o jornalista Jamie Jirak, do site ComicBook. “Greta Gerwig conseguiu superar minhas expectativas. Ela acerta os pontos positivos e negativos da Barbie de um jeito incrível. E deem uma indicação ao Oscar para Ryan Gosling. Eu estou falando sério!”, escreveu o crítico.

Além dele, o perfil do Twitter do site Atom também destacou a atuação de Margot Robbie como Barbie e disse que é uma das melhores atuações da atriz e que os fãs podem esperar que ela seja indicada ao Oscar. “É também o melhor filme de Greta Gerwig”, tweetaram.

A revista Variety, uma das mais conceituadas em cinema e entretenimento nos EUA, também elogiou o filme de Gerwig. Segundo a  jornalista Katcy Stephan, Barbie é um filme perfeito justamente por conta do seu tom crítico que é visto em meio a cores vibrantes e atuações exageradas.

“Gerwig entrega um comentário sutil sobre o que significa ser uma mulher nessa história que é uma brincadeira engraçada, maravilhosa e divertida”, escreveu a jornalista.

Toda essa recepção positiva ao filme aumenta ainda mais a expectativa do público para a estreia de Barbie. Era claro que a Warnes Bros estava apostando muito no longa com todo o marketing em cima dele, mas essas primeiras impressões mostram que ele é bem mais do que um filme divertido e surtado, mas que também tem atuações maravilhosas e uma mensagem a ser passada.

Barbie

Tecmundo

Por mais que os críticos tenham amado o filme, Barbie foi proibido de ser exibido antes mesmo de estrear no Vietnã. O motivo para isso é uma cena do longa que mostra um mapa com o país no Mar da China Meridional.

Por conta disso, de acordo com Vi Kien Thanh, diretor-geral do Departamento de Cinema do país, o Conselho Nacional de Avaliação de Filmes do Vietnã decidiu proibir o filme no país.  “Não concedemos uma licença para o filme americano Barbie lançar no Vietnã porque contém a imagem ofensiva da linha de nove traços”, disse ele.

De acordo com o visto nas redes sociais, nessa cena em específico não se tem uma reprodução do mapa mundi com a linha de nove traços. Ao invés disso, o mapa desenhado tem oito linhas saindo da Ásia, e isso teria sido entendido como uma alusão à questão geopolítica.

Essa linha das nove raias é uma demarcação territorial que o governo chinês impôs desde meados do século XX. Com isso, ele alega que grande parte do mar, inclusive as áreas que ficam perto do litoral do Vietnã e várias ilhas, é pertencente à China.

Isso é contestado não apenas pelo Vietnã, mas também pelas Filipinas, Taiwan, Malásia e Brunei. E em 2016, o Tribunal de Haia decidiu que a China não tem uma base legal para reivindicar esse território que ela demarcou com essa linha. Mesmo assim, o governo chinês se recusa a fazer o reconhecimento desse veredito dado.

Curiosamente, a proibição do lançamento do filme da Barbie não foi a única vez que o Vietnã baniu um filme do seu território. Em 2019, o governo também proibiu pela mesma questão a animação da DreamWorks “Abominable”. Além dele, em 2022, o filme “Uncharted” da Sony também foi proibido.

Fonte: Canaltech, Tecmundo

Imagens: YouTube, Tecmundo

Passageiro do submarino Titan já havia ficado preso debaixo d’água por 3 dias

Artigo anterior

Gatos selvagens serão envenenados para proteger outros animais

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido