Curiosidades

Procon notifica Burguer King por vender whopper de costela sem costela

0

Fast food virou sinônimo de um estilo de vida estressante que vem sendo criticado desde o final do século XX. Ele representa as refeições que podem ser preparadas e servidas em um intervalo pequeno de tempo. Dentre as redes mais conhecidas estão McDonald’s, Burguer King, Habib’s, entre outras.

Por terem ficado tão populares, as redes de fast food sempre surgem com novos pratos em seu cardápio, como foi o caso do Burguer King com seu Whopper Costela. Contudo, o sanduíche foi motivo de notificação do Procon à rede.

Na segunda-feira dessa semana, o Procon-SP notificou o Burguer King por suspeita de propaganda enganosa no caso do sanduíche que no nome tem costela, mas que na prática não tem a costela como ingrediente. Com a notificação, a rede de fast food terá que apresentar explicações ao Procon, encaminhar a tabela nutricional do sanduíche e ainda atestar a composição de cada um dos ingredientes.

“O Procon-SP tem olhado com preocupação a publicidade de produtos alimentícios que destacam um determinado ingrediente que não faz parte da composição daquele produto ou que não tem o ingrediente na sua composição principal. Se ficar comprovado que houve indução do consumidor a erro, a empresa pode ser multada por publicidade enganosa em até 11,6 milhões de reais”, explicou Guilherme Farid, diretor executivo do Procon-SP.

Burguer King

G1

Outro ponto que o Procon quer que o Burguer King comprove são os testes de qualidade feitos, os gabaritos das embalagens utilizadas para acondicionamento do produto nas lojas físicas para consumo imediato e para entrega, cópia dos materiais publicitários da divulgação da atual linha do produto e de campanhas anteriores de sanduíches similares com “aroma de costelinha”, veiculados nos meios de comunicação e nas redes sociais pela empresa e por parceiros.


Embora em São Paulo o Burguer King tenha sido notificado, no Distrito Federal, o órgão além de notificar a rede de fast food por propaganda enganosa, também proibiu a venda do sanduíche. A proibição da venda fica em vigor até que a publicidade do Whopper Costela seja corrigida.

Caso essa decisão não seja cumprida, o Burguer King pode sofrer sanções, como por exemplo, multa, apreensão dos produtos ou até mesmo interdição do funcionamento das suas lojas.

“A informação sobre a real composição do sanduíche não é disposta de modo claro e ostensivo na publicidade do produto, induzindo o consumidor a erro”, disse a nota do Procon.

Hambúrguer

G1

Foram os próprios consumidores do whopper que usaram as redes sociais para reclamar da falta do ingrediente no hambúrguer. Com isso, o próprio Burguer King disse que realmente a costela não está presente no whopper e que ele tem “aroma natural de costela”.

De acordo com a rede de fast food, desde que o Whopper Costela foi lançado ela “sempre comunicou com clareza em todos os seus materiais de comunicação a composição do hambúrguer presente no sanduíche, produzido à base de carne de porco (paleta suína) e com aroma 100% natural de costela suína”.

Além disso, o Burguer King também disse que “a transparência para com os nossos clientes é um valor fundamental e inegociável”. De acordo com eles, “todas as informações sobre a composição do produto podem ser facilmente identificadas nas peças publicitárias, cardápios e demais materiais oficiais do Burger King”.

McDonald’s

OFuxico

Um caso parecido aconteceu com a rede rival do Burguer King, o McDonald’s. Inclusive, o caso do BK veio à tona por conta do que foi visto na rede do palhaço. Nesse caso, o McDonald’s enganou seus consumidores com a venda do seu sanduíche McPicanha sem picanha.

Depois de a página “Coma com os olhos” publicar resenhas em seu Instagram sobre a linha de sanduíches McPicanha, recentemente lançada, o caso veio à tona por eles não terem o corte nobre entre seus ingredientes.

O McDonald’s admitiu que os sanduíches só têm “molho sabor picanha”. E depois de toda a repercussão negativa, a rede de fast food pediu desculpas “se o nome escolhido gerou dúvidas” e disse que vai retirar o sanduíche do cardápio.

Fonte: UOL

Imagens: G1, Ofuxico

Filho de Virgínia Fonseca e Zé Felipe “dá tchauzinho” em ultrassom

Matéria anterior

Lourito, filho de Louro José, assume bancada no “Mais Você”

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos