Fatos Nerd

Projeto cria heróis brasileiros baseados em lendas do folclore e o resultado é incrível

0

Brasileiro consome a própria cultura? Indo além, será que brasileiro conhece, ao menos em partes, o seu folclore? Um grupo de artistas nacionais se preocupou com essas questões o suficiente para promover um evento digital. O Folclore BR visa difundir projetos referentes à cultura brasileira em todos os formatos do entretenimento. O trabalho é realizado desde 2017 e foi intensificado em agosto deste ano, internacionalmente conhecido como o mês do folclore. Os encontros são transmitidos via YouTube, nos quais os artistas discutem sobre diversas vertentes do folclore, como mercado e sua posição dentro da cultura popular.

Entre os nomes convidados está Anderson Awvas, ilustrador, designer, autor de histórias em quadrinhos e um dos criadores do evento. Uma das formas encontradas pelo artista de divulgar seu trabalho, foi por meio do seu projeto pessoal intitulado Folclore BR apresenta, onde mostra uma série de cartazes e sinopses no qual reimagina figuras do folclore brasileiro no lugar de personagens da Disney, Pixar e outros estúdios. Em paralelo, Awvas não deixou de desenvolver suas próprias histórias com os seres da mitologia brasileira. O artista usa desde os nomes mais populares, como Curupira, Yara, Saci, Boto e Mula, aos menos conhecidos do público geral, como Mãe-de-Ouro, Vitória-Régia e Anhangá.

Anderson Awvas possui um talento incrível e, em suas versões dos cartazes da Disney, ele atribuiu a várias imagens uma atmosfera mais sombria e chamativa. Para criar as novas versões dos cartazes, ele também buscou referências de traçado em outros clássicos da animação, como O Estranho Mundo de Jack. Em um deles, o artista reuniu apenas suas personagens femininas – e o Saci de intruso – em um pôster lindo! A história ganhou o nome de As Lendas Guardiãs, em homenagem a animação A Origem dos Guardiões, de 2012. A seguir, confira um pouco do trabalho de Anderson Awvas.

Da série “Folclore BR apresenta”

#1 – As Lendas Guardiãs (inspirado em A Origem dos Guardiões)

#2 – Anhangá: O Menino Cervo (inspirado em Valente)

#3 – Procurando Sacy (inspirado em Procurando Nemo)

#4 – A Pequena Yara (inspirado em A Pequena Sereia)

#5 – Mãe d’Ouro (inspirado em Frozen)

#6 – Naiá (inspirado em Moana)

Outros personagens do folclore brasileiro

#7 – Mãe d’Ouro

#8 – Vitória-Régia

#9 – Mãe d’Ouro

#10 – Pai-do-Mato

#11 – Anhangá

#12 – Chupa-Cabras

#13 – Cabeça de Cuia

#14 – Cuca

#15 – Capelobo

#16 – Cabeça Satânica

#17 – Velho-do-Saco

#18 – Sacy

#19 – Pisadera

#20 – Yara

 

#21 – Iara, por Alan Campos

#22 – Cuca, por Renan Seiti Takeshita

#23 – Curupira, por Felipe Martini

#24 – Boitatá, por Cindy AAvelino

#25 – Caipora, por Lorena Pimenta

#26 – Boitatá, por Robson Michel

#27 – Caipora, por Renan Ribeiro

#30 – Caipora, por Yan Kyohara

#31 – Mãe d’Ouro, por Victor Ferraz

Conheça mais o trabalho do artista pelo Facebook e pelo site oficial do Folclore BR. A seguir, confira as clássicas figuras da mitologia brasileira, pelos olhos de outros artistas.

7 vilões de animes que trocaram de lado para salvar o dia

Artigo anterior

Jason Todd é o último Batman em nova HQ

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido