• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 vilões de animes que trocaram de lado para salvar o dia

POR Toni Nascimento    EM Fatos Nerd      20/08/18 às 14h48

No universo dos super-heróis, os mocinhos sempre vencem os bandidos no final. É como se já existisse uma tradição: o facínora tem um plano maligno, o herói impede que o malvado o execute e o dia termina com o criminoso indo passar mais uma temporada em uma prisão qualquer ou, as vezes, em um manicômio. Mas o tempo em que eles ficam enjaulados não parece servir para muita coisa. No fim das contas, eles sempre voltam para os braços do mal. Se você estiver interessado em arcos de redenção para vilões, talvez você deva tentar ler um mangá ou assistir um anime.

Um dos arcos de personagens mais comuns no estilo shounen é a redenção de um vilão. Em alguns casos, o personagem maléfico se une aos protagonistas para lutar contra um mal maior e mais perigoso. Em outras ocasiões, que acontecem com mais frequência, os mocinhos e os vilões criam laços de amizade muito fortes. Isso acaba levando os vilões a reavaliarem as suas ações e a escolher o lado certo para lutar. Como fãs assumidos de animes shounen, listamos 7 vilões de animes que trocaram de lado para salvar o dia.

1 - Guarda Real - Bleach

Vamos começar não com apenas um, mas vários personagens. A Divisão Zero, ou Guarda Real, de Bleach protegia a Soul Society. Eles foram os primeiros antagonistas de Ichigo e seus amigos. Rukia estava condenada à execução, então Ichigo e seus companheiros não poderiam deixar que sua mais nova amiga sofresse tal injustiça. Para salvá-la da morte definitiva, eles precisaram enfrentar os 13 componentes da Guarda Real. Cada um protagonizou uma luta bem ao estilo shounen.

Apesar de serem posicionados como inimigos, eles na verdade só estavam cumprindo o seu dever burocrático daquele "céu". Além disso, posteriormente, Ichigo atraiu os antagonistas para o seu lado. No fim das contas, todos eles viraram aliados nas sagas que vieram depois.

2 - Gaara - Naruto

Quando apareceu pela primeira vez no anime de Naruto, Gaara foi identificado pelo público rapidamente como uma ameaça. Assim como o protagonista do anime, o vilão também tinha um demônio selado em si. Ou seja, assim como o mocinho, Gaara também era odiado, ridicularizado e temido pelo seu próprio povo. A vida o tornou duro e ele se tornou um ninja extremamente forte e impetuoso. Ele quase matou Rock Lee na batalha que tiveram em uma prova do exame Chunin.

Mas ele também passou por um belo arco de redenção. Inspirado em Naruto, ele escolheu um caminho moralmente positivo para seguir. Ele se tornou o Quinto Kazekage da vila da areia em Naruto Shippuden, e passou a proteger seu povo ao invés de intimidá-lo.

3 - Ken Ichijouji - Digimon Adventure 2

Digimon era um dos desenhos clássicos da finada TV Globinho, na Rede Globo. Era comum acordarmos cedo, ou correr na volta da escola, para conseguir assistir mais um episódio. Se a primeira temporada é realmente a melhor de todas até hoje, Digimon Adventure 2 não deixa a desejar. O grande antagonista inicial era o Imperador Digimon. O objetivo dele era controlar todos os digimons, transformando-os em seres do mal. Mas, com o passar da temporada, acompanhamos Ken Ichijouji ir se transformando, até chegar ao ponto de esquecer suas atitudes como vilão e passar para o lado do bem.

4 - Kaiba - Yu-Gi-Oh

Houve um tempo no Brasil em que as cartinhas de Yu-Gi-Oh! eram uma febre entre os jovens. Todo mundo colecionava, duelava com os colegas no colégio e trocava cartas com os amigos. Por isso Yu-Gi-Oh! tem um lugar especial guardado na nossa memória afetiva. Dentro do anime, nós temos um dos playboys mimados mais insuportáveis da história dos shounens. Seto Kaiba é um jovem gênio que assumiu uma empresa e impulsionou seu sucesso com suas invenções, a Dueling Arena e o Duel Disk. No início da história, Kaiba serviu como o principal vilão. Ele sequestrou o avô de Yugi em sua primeira aparição com o objetivo de conseguir uma carta rara do protagonista.

Resumindo, ele era um egoísta que passou a agir sem nenhum tipo de limite moral. Com o passar do tempo, entretanto, o personagem foi se transformando. No fim, o seu principal objetivo passou a ser, simplesmente, superar o protagonista e vencê-lo. Assim, ele deixou de prejudicar muita gente. No fim do anime ele admitiu que o rival era realmente o rei do jogo.

5 - Hiei - Yu Yu Hakusho

Hiei teve uma educação e vida bem difíceis. Como era o extremo oposto das pessoas do lugar em que nasceu, foi expulso de lá para depois ser resgatado e criado por bandidos. A partir daí, as coisas só pioraram, e não é difícil ver porque sua bússola moral é bastante errada. Com passar do tempo e com o desenvolvimento de seu personagem, seus impulsos demoníacos iniciais vão sumindo. Depois que ele conhece e luta contra Yusuke Urameshi, fica claro que seus dias como vilão ficaram para trás, e ele passa de vilão para aliado do protagonista.

6 - Franky - One Piece

Franky aparece como um antagonista de Luffy e sua tripulação. Após o vilão roubar todo o dinheiro dos protagonistas, o Chapéu de palha logo prepara uma retaliação, destruindo as bases de operação do malvado. Após descobrir a ação do mocinho, Franky jura se vingar do pirata borrachudo. Os dois chegam perto de ter um duelo, porém as forças das marés fazem com que eles venham a trabalhar juntos. Ocasionalmente Franky entra para a equipe do Chapéu de palha. Com Luffy, o ex-vilão consegue realizar o seu maior sonho: construir um navio capaz de navegar por todo o oceano.

7 - Vegeta - Dragon Ball

Como eu ia fazer uma lista de vilões de anime que passaram pelo arco de redenção e não iria citar o maior de todos? Vegeta é, com certeza, o mais popular dessa lista. O saiyajin veio para a Terra atrás das esferas do dragão, com o único objetivo de se tornar imortal, mas vê seus planos serem parados por ninguém menos que Goku. Depois de duelarem, o mocinho poupa a vida de Vegeta. Após tamanho ato de gentileza, Vegeta sai do grupo de vilões para entrar, oficialmente, no dos anti-heróis. Hoje em dia já até podemos chamá-lo de herói e pai de família, apesar de que até hoje ele não consegue lidar muito bem com sentimentalismos. Além disso, o ex-vilão, é o melhor amigo de Goku.

Bônus - Príncipe Zuco - Avatar, A Lenda de Aang

Avatar - A Lenda de Aang é uma série de animação feita em colaboração entre os estados Unidos e a Coreia. Ela não poderia estar oficialmente na lista, uma vez que não é um anime. Mas sua clara inspiração em shounens me permite colocá-la como um bônus. Era imprescindível que o arco do Príncipe Zuco fosse, ao menos, citado. O Príncipe do reino do fogo começa como o maior vilão do desenho, tendo o objetivo de capturar o avatar para levá-lo ao seu pai e mostrar o seu valor diante sua família. Sua ações maléficas eram alimentadas pelo seu conceito torto de honra. No fim das contas, isso era tudo que ele mais desejava: recuperar a sua honra. E ele só consegue fazê-lo ao perceber que estava do lado errado da história.

E você, já passou a aceitar esses ex-vilões como mocinhos? Comenta aqui com a gente e compartilha essa lista nas suas redes sociais. E para você que fala de Avatar sempre que tem oportunidade, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   CBR  
Imagens G AN L Ei Nerd
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+