Normalmente, quando se fala sobre pais, a maior parte das pessoas pensa em figuras que dão um amor incondicional para seus filhos e que os apoiam em todas as situações. No entanto, nem todos os pais têm esses traços de personalidade. E alguns podem ser altamente narcisistas.
Isso é tão verdade que a psicóloga Ramani Durvasula, da Universidade Estadual da Califórnia, em Los Angeles, dedica-se a estudar a complexa rede de narcisismo. O estudo dela traz o foco para esses pais narcisistas e expõe o impacto prejudicial que eles causam no desenvolvimento psicológico dos seus filhos.
Por conta da falta de características que normalmente se espera dessas pessoas, como por exemplo, autoconsciência, empatia e paciência, os filhos já adultos podem lutar a vida toda com a autodúvida e um sentimento de inadequação de forma persistente.
De acordo com Durvasula, existem seis traços tóxicos que são universais. Contudo, o comportamento específico desses pais narcisistas variam.
1 – Apoio público e crítica privada
Eu sem fronteiras
Normalmente, os pais narcisistas têm dois lados: o de apoiadores em público e críticos quando estão em um ambiente privado. Eles têm essa alteração entre incentivar os filhos publicamente, mas fazer comentários depreciativos e colocar expectativas irreais em portas fechadas.
Por conta disso, os filhos tendem a se sentirem frequentemente culpados por ter emoções negativas com relação aos seus pais que, da porta de casa para fora, parecem ser perfeitos.
2 – Criar atmosfera de desconfiança
Megdslid
Por várias vezes, esse tipo de pais usa estratégias de divisão, por exemplo, fofocas a respeito de outros membros da família para que se crie uma dinâmica de “nós contra eles”. Por conta disso, um sensação falsa de amor e intimidade é criada, o que por sua vez cria uma dinâmica familiar insalubre que tem como base segredos e engano.
3 – Tratar os irmãos de forma desigual
BBC
Os pais narcisistas têm o favoritismo de algum filho como sua marca registrada. Por conta disso, eles celebram o filho que tem um desempenho alto enquanto ignoram ou até mesmo diminuem os que não vão de encontro com suas expectativas. Como resultado, a relação entre os irmãos fica estremecida e é feita de uma competição pela aprovação dos pais.
4 – Consideram filhos como extensão de si
Psicólogos Berrini
Muitas vezes, esses pais enxergam seus filhos como uma extensão de si próprios. Por isso que eles tendem a elogiar quando os filhos se conformam e desprezam quando eles se desviam. Como resultado, as crianças acabam suprimindo seus verdadeiros eus para tentar ganhar a aprovação parental.
5 – Esperam espalhamento emocional
Smart school,
Quando um relacionamento parental é saudável, os pais entram em sintonia com as emoções dos seus filhos. Já os pais narcisistas esperam que os filhos sejam um espelho da emoção deles. Então, qualquer desvio é visto por eles como algo desleal e faz com que os filhos se questionem sobre a validade dos seus sentimentos.
6 – Negligenciam os desejos e as necessidades dos filhos
Dom bosco
Um traço de personalidade desse tipo de pai é descartar, com frequência, os desejos e as crenças dos filhos. Eles acabam minando a autoconfiança e autenticidade das crianças através de comentários depreciativos e negligência.
Claro que as crianças que cresceram com pais narcisistas têm o medo de levar o mesmo padrão para seus filhos. Contudo, de acordo com Durvasula, essas pessoas têm uma empatia muito grande e um desejo enorme de dar aos seus filhos o que seus pais não lhes deram. Então, a psicóloga incentiva a demonstração de compaixão, respeito e bondade nas interações com as outras pessoas. Isso porque os filhos observam e imitam esses comportamentos vistos nos pais.
Fonte: Mistérios do mundo
Imagens: Eu sem fronteiras, Megdslid, BBC, Psicólogos Berrini, Smart school, Dom bosco