Quais matérias existiam no colégio durante a Ditadura Militar?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      28/07/15 às 18h42

Nada melhor para difundir uma ideologia do que incluí-la na educação. Foi exatamente o que aconteceu durante o regime militar no Brasil.

Disciplinas que discutiam questões sociais e despertavam o pensamento crítico, como a sociologia e a filosofia, foram excluídas do currículo escolar em todo o país.

No lugar delas, outras matérias que garantiam a "ordem e o progresso" foram incorporadas. Dessa maneira, a educação brasileira acabou passando por mudanças intensas.

Você já ouviu falar em OSPB? A sigla nada mais é que o nome de uma das matérias que passaram a ser estudadas durante o regime, "Organização Social e Política Brasileira".

mobral

De acordo com especialistas, a disciplina servia para transmitir as ideologias do regime e exaltar o nacionalismo e o civismo nos estudantes.

Outra disciplina que também foi acrescentada nos currículos escolares e que servia para os mesmos fins era Educação, Moral e Cívica.

Tchau, Paulo Freire

paulo

O educador Paulo Freire, famoso por ajudar a diminuir o analfabetismo no Brasil e no mundo foi considerado subversivo pelos militares por causa da sua proposta de "pedagogia da libertação" e , por isso, foi exilado.

Em resposta ao método criado por Paulo Freire, os militares decidiram criar o Mobral, Movimento Brasileiro para a Educação, que foi um verdadeiro fracasso.

Além disso, o pouco investimento na educação pública foi outro problema, que fez com que a educação privada crescesse.

Universidades distantes

unb

A ditadura militar não afetou apenas a educação fundamental, o ensino superior também sofreu alterações. Para começar, as universidades foram afastadas dos centros urbanos, para evitar aglomerações.

Durante o regime se iniciou também o sistema de crédito, que teria sido criado como estratégia para dispersar os alunos e não criar grupos.

Tudo era válido quando o assunto era fazer os estudantes permanecerem quietos, inclusive a tortura. Vários líderes e participantes de movimentos estudantis foram perseguidos, torturados e mortos.

Se quiser saber mais sobre o assunto, veja os angustiantes métodos de tortura utilizados durante a ditadura.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+