Vocês gostam de mel? O mel é um alimento geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas a partir do néctar colhido em flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos. Quem produz o mel? São sete tipos de abelhas bichomel que produzem o alimento, mas fiquem vocês sabendo que não são apenas as abelhas que produzem essa maravilha.

Outras espécies de abelhas também produzem, assim como formigas e vespas estocam mel. Esses insetos têm sido usados como uma fonte natural de açúcar há muito tempo em culturas indígenas de todo o mundo.

Quando consumimos mel, todo mundo relaciona o alimento às abelhas. Isso porque o homem tem uma longa história com abelhas domésticas, mas também porque o Codex Alimentarius, o padrão internacional de alimentos estabelecido pelas Nações Unidas e pela Organização Mundial de Saúde reforçaram essa relação. Que outros animais também produzem mel? A gente conta para vocês nessa matéria.

Animais que produzem mel

Biologicamente existem outros insetos que produzem mel. A meliponini, por exemplo, constitui um grupo de 500 espécies de abelhas que são ótimas produtoras de mel. Elas podem ser encontradas na Austrália, África, Sudoeste da Ásia e nas Américas. Tendo gosto e consistência diferentes, o mel dessas abelhas tem mais água, o tornado mais aguados e picantes.

Publicidade
continue a leitura

Mas as abelhas não são os únicos insetos que produzem esse alimento. Existem algumas espécies de vespas de papel que também guardam o néctar em seus ninhos. No México, por exemplo, existem comunidades indígenas que valorizam também essas vespas como uma fonte de comida, renda e medicina local.

E se te falarmos que um tipo de formiga também produz mel, você acreditaria? A formiga-pote-de-mel é uma nomenclatura para espécies do inseto que guardam o mel em seu abdômen. Essas formigas inflam o abdômen várias vezes com néctar dentro, fazendo assim uma espécie de reservatório de comida para sua colônia.

Publicidade
continue a leitura

Essas formigas não apenas coletam o néctar das flores como também a seiva em hastes de plantas e melado produzido por hemípteras que sugam seiva, como afídios e insetos-escama.

Melada

Por falar em afídios e insetos-escama, fique sabendo que eles produzem uma calda de açúcar conhecida como melada. Esses insetos são conhecidos como pestes de jardim, aqueles que costumam deixar uma espécie de verniz nos hastes das plantas. Os machos geralmente têm um prazo de vida curto, mas as fêmeas vivem meses. Elas sugam a seiva das plantas e soltam a melada. A composição de açúcar da melada varia muito, dependendo das espécies de planta e dos insetos.

Publicidade
continue a leitura

A melada tem sido uma fonte valiosa de açúcar por culturas indígenas em muitas partes do mundo onde abelhas produtoras de mel são escassas. Esse alimento é um recurso interessante para outros insetos no inverno, quando os recursos florais estão escassos. A melada é conhecida por ter um sabor único e tudo depende da árvore hospedeira onde os insetos se alimentam. O mel German Black Forest e o New Zealand’s Honeydew são alguns bons exemplos de melada.

E você, sabia que existiam outros animais que também produzem mel? Comente!

Publicado em: 08/10/18 17h07