Entretenimento

Qual a causa do soluço?

0

O incômodo do soluço pode acontecer em qualquer parte do dia, o que faz com que algumas pessoas reclamem de ocorrências nas horas mais impróprias. Na grande maioria dos casos, o soluço ocorre devido a uma irritação no nervo frênico. Ele ajuda os movimentos do diafragma e da respiração. Vale lembrar que a expiração acontece quando o diafragma relaxa e a inspiração quando ele contrai.

Quando ocorrem os soluços

Tua Saúde

Os soluços acontecem quando o nervo frênico sofre uma irritação. Devido a estar localizado acima do estômago, quando comemos ou ingerimos bebidas muito quentes, geladas e com excesso de gás, o estômago incha, podendo causar uma irritação do frênico, que provoca a contração do diafragma.

Assim, quando você inspira o ar, ao mesmo tempo da contração do diafragma, a glote se fecha. Lembrando que o certo é que a glote só se feche para a passagem de alimentos ao esôfago, ficando aberta durante a respiração.

Sendo assim, o soluço resulta de uma falha na sincronia do diafragma com a glote. O barulho é causado pelas cordas vocais, que acabam se movimentando com a passagem do ar.

Existem casos em que o soluço pode ser provocado por outras razões. “Pode ser uma doença da vesícula, do esôfago, do estômago, ou até uma pneumonia na base do pulmão que provocam o soluço, pois são órgãos que podem afetar o diafragma”, informa a gastroenterologista Maria do Carmo Sriche Passos, do Departamento de Clínica Médica, da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A principal diferença entre o soluço comum e o específico é a frequência e a duração. O comum passa em poucos minutos e não costuma ocorrer frequentemente, enquanto o outro pode durar dias e aparecer em intervalos pequenos. “Se achar que o soluço já se tornou um problema que incomoda, o melhor é procurar um médico para desvendar as causas e indicar o melhor tratamento”, explica a gastroenterologista.

Também é válido lembrar que o soluço comum pode ser curado relaxando o diafragma. Para isso, você pode segurar o ar, parando de respirar pelo nariz e pela boca por alguns segundos.

Principais causas 

Entre as principais razões para o soluço pode estão a dilatação do estômago, que ocorre devido ao grande consumo de comida ou de bebidas gasosas, consumo de álcool e doenças gastrointestinais, como refluxo gastroesofágico.

Outras causas podem ser a diminuição de cálcio, potássio ou sódio no sangue e insuficiência renal, provocando grande porcentagem de ureia no sangue. Também pode causar a diminuição do CO2 na corrente sanguínea, provocada pela respiração acelerada e infecções, como gastroenterites ou pneumonias.

Além disso, podem provocar soluços infecções respiratórias ou abdominais, cirurgias na região do tórax ou abdômen e doenças cerebrais

Soluços em bebês

Blog Grão de Gente

Para os bebês, os soluços são bastante comuns, podendo ocorrer antes do nascimento, ainda no útero da mãe. A principal razão para isso é o fato de que seus músculos torácicos e diafragma ainda estão em fase de desenvolvimento.

Apesar de na maioria das vezes não ser caso para se preocupar, se o soluço durar mais que um dia ou atrapalhar o bebe a dormir e se amamentar é importante consultar o pediatra. Isso porque o soluço também pode ser causado por infecções ou inflamações, por isso a importância de investigar o sintoma para realizar o tratamento correto.

Fonte: Tua Saúde, Nova Escola

Como as micaretas se popularizaram?

Artigo anterior

Relembre os memes mais famosos de 2021

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido