Curiosidades

Qual a cidade mais fria do mundo?

0

Com o título no Guinness, Yakutsk é considerada a cidade mais fria do mundo. A capital do estado de Yakutia, na Sibéria, possui 200 mil habitantes que, passam por longos e duros invernos.

A capital da República de Sakha fica a aproximadamente 450 km do Círculo Polar Ártico. No inverno, que dura entre seis e sete meses, os termômetros marcam cerca de -40ºC. No entanto, as baixas temperaturas podem piorar, na cidade os termômetros já marcaram -70ºC.

O youtuber Ruhi Çenet, especializado em documentar viagens para locais incomuns,  visitou Yakutsk durante a estação mais fria e contou os desafios de quem vive em um inverno tão intenso. “Se você tiver um carro aqui, isso será um grande problema”, relatou.

Vida na cidade mais fria do mundo

Nerdizmo

Considerada a cidade mais fria do mundo fora da Antártica, Yakutsk é uma cidade de 3,1 milhões de quilômetros quadrados, localizada na Sibéria. A vida local é determinada pelo frio, isso porque para acessar ao município é necessário lagos congelados e carros adaptados com correntes nas rodas.

Outro fator é que para os suprimentos chegarem a Yakutsk, os caminhoneiros necessitam viajar em comboios. Isso porque além dos perigos das estradas, os motores dos caminhões podem congelar e os motoristas ficarem presos nas rodovias devido ao gelo. Em razão disso, eles deixam os veículos ligados por semanas inteiras para evitar que congelem.

No entanto, os habitantes de Yakutsk podem aproveitar cerca de três semanas de trégua do frio, com temperaturas de até 30°C. Nesse momento, as pessoas aproveitam para abastecer seus reservatórios de suprimentos e fazerem compras.

Devido ao frio extremo, que dura a maior parte do ano, a vida em Yakutsk teve que ser adaptada. Por isso, nas feiras quase não há verduras, como no Brasil, mas possuem predominância de peixes frescos. Além disso, devido à grande quantidade de gelo, é preciso adaptar as rodas do veículo, esse problema se estende à dificuldade de cavar covas, e faz com que seja muito comum as queimaduras devido ao frio extremo.

Outra curiosidade é que as pessoas são orientadas a andar nas ruas com óculos escuros pois o frio pode congelar até mesmo os cílios. Ainda sobre os peixes frescos, os principais pratos da culinária local são à base desse alimento, pois o frio não impede a pesca local.

Yakutsk em chamas

Hypeness

Em agosto de 2021, a República de Sakha, na Sibéria, sofreu incêndios florestais de grande proporções. A cidade de Yakutsk, conhecida como a mais fria do mundo foi tomada pela fumaça das florestas, o que evidenciou a mudança climática.

Os incêndios aconteceram mais ao sul da república autônoma. No entanto, neste ano, eles chegaram de forma intensa em locais mais populosos, como o municipio de Yakutsk.

Uma forte preocupação é que as florestas de Tundra, comuns na Rússia, são facilmente suscetíveis a incêndios durante períodos secos como o do verão russo.

O ativista do Greenpeace Russo, Alexey Yaroshenko, disse ao The Guardian que: “Aos poucos, o povo vai começando a entender que o clima está realmente mudando e que as consequências são absolutamente catastróficas.”

Fonte: Segredos do Mundo, Uol, Hypeness

Podemos comer alimentos mofados depois de tirar o mofo?

Artigo anterior

Quando o wi-fi foi criado?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido