Qual a maior velocidade que um voo espacial humano alcançou?

Viajar para o espaço sempre foi um dos maiores sonhos dos humanos que, graças aos esforços e avanços tecnológicos, se tornou realidade. No entanto, as viagens espaciais mais rápidas já feitas não foram com humanos. Ela foi vista na missão não tripulada da sonda solar Parker, da NASA,  com seus 692 mil quilômetros por hora no dia 24 de dezembro de 2024 quando se aproximou do sol. Mas claro que já houve missões tripuladas rápidas. Nesse ponto, qual foi a maior velocidade que um voo espacial humano alcançou?

No caso do recorde de maior velocidade de um voo espacial humano ela é bem menor do que a da missão da sonda Parker , de 39.937,7 quilômetros por hora. A velocidade aconteceu em 1969, na missão Apollo 1o feita dois meses antes da famosa missão que colocou o homem na lua pela primeira vez.

A Apollo10 foi uma espécie de ensaio para testar todo os equipamentos e procedimentos, mas sem o pouso na lua de fato. Participaram dela Thomas Stafford, John Young e Eugene Cernan. Os três saíram da Terra no dia 18 de maio de 1969 e chegaram na órbita do nosso satélite natural depois de três dias.

Maior velocidade de um voo espacial humano

Máquina de escrever

Durante a missão, Stafford e Cernan embarcaram no módulo lunar, chamado de Snoopy, e desceram 14,4 quilômetros acima da superfície da lua. Enquanto eles faziam isso, Young permaneceu no módulo de comando, apelidado de Charlie Brown, a 97 quilômetros de altitude.

Na descida dos astronautas aconteceu uma oscilação por conta de um erro de configuração, mas logo o controle foi retomado. Então, quando eles completaram a missão e deram uma volta na lua, os astronautas começaram a voltar para a Terra. Na reentrada deles na atmosfera terrestre é que aconteceu a maior velocidade de um voo espacial humano. Quando eles estavam aproximadamente a 122 quilômetros de altitude a nave chegou aos 39.937,7 quilômetros por hora.

Em 2014, três anos antes de morrer, Cernan disse em um comunicado da NASA que reentrar na atmosfera da Terra é como estar envolto em “chamas brancas e violetas”. Na época da missão, a nave usou a própria atmosfera para diminuir sua velocidade, além de abrir três paraquedas grandes. O pouso da missão Apollo 10 aconteceu no Oceano Pacífico. Desde 1969, a marca de maior velocidade de um voo espacial humano nunca foi superada.

Fonte: Olhar digital 

Imagens: Máquina de escrever 

Seguir
Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...