País vizinho do Brasil ganha US$ 66 milhões com descoberta do ‘novo ouro verde’

Nosso país é conhecido por suas dimensões continentais e por suas riquezas. Contudo, as riquezas da América do Sul não são uma exclusividade nossa. Tanto que um país vizinho do Brasil descobriu um novo ouro verde e faturou milhões de dólares com isso. No caso, a Argentina atraiu investidores através do cultivo de alfafa, que é esse novo ouro verde.

Mesmo passando por uma crise econômica grave, o país vizinho do Brasil surpreendeu o mercado agrícola mundial ao se tornar protagonista na ascensão da alfafa como o novo ouro verde. Por anos o vegetal foi cultivado como sendo forragem, mas atualmente está conquistando investidores, tanto nacionais como internacionais.

Por ser uma planta rica em proteínas e bastante nutritiva, a alfafa pode ser um recurso estratégico para a demanda de alimentação animal crescente no mundo, principalmente no Oriente Médio e na Ásia. Anteriormente, a alfafa tinha um cultivo quase que secundário, mas hoje em dia é vista como uma oportunidade econômica para a agroindústria da Argentina.

País vizinho do Brasil e novo ouro verde

Globo rural

A alfafa está sendo chamada de ouro verde, mas esse termo também já foi aplicado a outros produtos agrícolas importantes, como por exemplo, a soja, o café, a cana-de-açúcar e a erva-mate.

O título atual da alfafa veio por conta do seu valor nutricional alto, seu alto valor econômico, produtividade alta e custo de produção baixo e pela grande demanda internacional, especialmente para a exportação do feno.

Ter destaque no agronegócio mundial não é uma coisa nova para a Argentina, já que o país exporta soja, milho e carne bovina, mas agora essa lista se ampliou com a chegada da alfafa. De acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), a Argentina tem mais de quatro mil produtores do vegetal que estão distribuídos em aproximadamente três milhões de hectares de lavouras.

Para se ter uma noção do quanto dinheiro o nosso país vizinho está fazendo com o novo ouro verde, em 2023, suas exportações foram maiores que 100 milhões de dólares. A alfafa argentina foi enviada, principalmente, para a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, China, Japão e Qatar para a nutrição dos animais em larga escala.

O país viu na alfafa uma possibilidade econômica porque, mesmo com os desafios macroeconômicos na Argentina, o agronegócio é um porto seguro para o capital estrangeiro. E com relação à alfafa, as empresas de países árabes fazem parceria com os produtores do país vizinho do Brasil para conseguir a garantia do fornecimento contínuo desse novo ouro verde.

Conforme mais investimentos entram, a produção aumenta e novas centrais de secagem e empacotamento são construídas. Além de também ter um aumento da malha logística especialmente para a exportação da alfafa.

Fonte: Click petróleo e gás

Imagens: Globo rural 

Seguir
Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...