Curiosidades

Qual é a maneira educada de se chamar um garçom, afinal?

0

Você já passou pela seguinte situação: foi a um restaurante/bar e na hora de chamar o garçom precisava ficar com os braços levantados, ou precisou chamar quase gritando para que ele pudesse te ver, e mesmo assim não via? Bem, esse é um lugar no qual você não deve voltar, pelo menos não de acordo com as regras de etiqueta.

Isso acontece porque uma das funções do garçom é estar sempre atento aos clientes, inclusive ao menor gesto, afinal, ele está lá para isso. da mesma forma que não é cortês da parte do cliente ficar “puxando assunto” com quem está lhe servindo, pelo fato de que a pessoa está ali a trabalho.

O que não quer dizer que você deve ser mal educado, nem vice-versa. Também é necessário, da parte do cliente, conhecer as diversas funções dos funcionários de um restaurante, pelo menos aqueles que irão te servir.

É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem.

Esse é um conhecimento necessário pois dentro de um estabelecimento desses existe determinada hierarquia. Fazer um pedido à pessoa errada pode causar muita confusão, além de atrasar todo o serviço. Por exemplo, você sabe a diferença entre um Maître d’hotel, Garçom, Cumim e Sommelier?

Maître d’hotel

01

É quem recebe as pessoas na entrada do restaurante. Encaminha as pessoas até a mesa, faz sugestão de pedidos, anota os pedidos dos clientes e entrega ao garçom. Caso tenha dúvidas sobre pratos e acompanhamentos, elas devem ser solucionadas com eles. Geralmente os Maîtres usam smoking.

Garçom

02

O garçom é o encarregado de servir pratos, também podendo anotar pedidos simples como bebidas e sobremesas. Em geral, usa paletó diferente do maître, ou apenas um colete ou camisa de manga longa. Ele pode ser identificado por sua gravata borboleta preta.

Cumim

03

Auxilia o garçom, normalmente quem fala com ele é o garçom e não o cliente. Se veste da mesma maneira que o garçom, com a diferença da gravata borboleta, que é branca. Eventualmente o cliente pode dirigir a palavra ao cumim para resolver alguns detalhes, como pedir um cinzeiro, novo talher, pão ou manteiga, etc.

Sommelier

04

Encontrado apenas nos restaurantes mais sofisticados, é o responsável pelos vinhos. São pessoas especialistas em vinhos, por isso, ao encontrar um, não tenha medo de perguntar e pedir sua opinião. Em restaurantes que não existem Sommelier, geralmente é o Maître quem anota os pedidos de vinho, podendo até dar um palpite ou outro.

Essas são designações especificadas pela jornalista especializada em etiquetas e comportamento, Claudia Matarazzo, em seu livro Etiqueta Sem Frescura. As regras de etiqueta nos ajudam a não “pagarmos mico” em situações formais, que podem até não fazer parte do seu dia-a-dia, mas eventualmente pode acontecer, e é sempre bom estar preparado.

E afinal de contas, qual a maneira correta de chamar um garçom? Como dissemos acima, ele deve estar atento ao menor movimento do cliente, por isso, não é preciso plantar bananeiras ou ficar sacudindo os braços até que ele te veja. O correto é levantar levemente a mão, quase uma menção de chamá-lo. Não é preciso chamá-lo pelo nome, nem fazer “psiu”, utilize apenas gestos discretos o suficiente para que ele veja.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Encontraram algum erro? Ficaram com alguma dúvida? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

11 ilustrações que revelam os que os objetos do cotidiano te diriam caso pudessem falar

Artigo anterior

15 coisas que só as pessoas sentimentais entendem

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido