Com o desenrolar de Empyre, a nova grande saga da Marvel nas HQs, temos visto uma completa remodelação do universo da Casa das Ideias nos quadrinhos. Essa trama tem raízes voltadas para as narrativas cósmicas dos anos 70 e, coincidentemente, chega em um momento onde o MCU está se preparando para explorar o espaço mais a fundo. Assim como foi mostrado em Capitã Marvel, as raças Kree e Skrull protagonizam uma guerra que já dura mais de dois mil anos. Pois bem, em Empyre os povos inimigos se unem em prol de um objetivo comum, atacar a Terra. Como resultado disso, todos os heróis da Marvel acabaram se envolvendo no conflito. Além dos Kree e Skrull, esse evento também reapresentou os Cotati, uma espécie de “povo planta”. Diante dessa multiplicidade de cenários e desse mega-crossover, já contávamos com algumas baixas. Contudo, a última edição de Empyre: Avengers deu um destino horrível a um personagem (via CB).
Ambientado na Terra Selvagem, uma terra pré-histórica no Universo Marvel, testemunhamos um conflito entre Vingadores e Cotati. Enquanto o lado dos heróis da Terra contava com Cavaleiro Negro, Feiticeira Escarlate, Irmão Vodu e Ka-Zar; o povo planta contava com uma força surpreendente, apoiada por Homem-Coisa e Shanna, ex-mulher de Ka-Zar. Esta última, por sua vez, estava sendo psiquicamente controlada pelos Cotati. Em suma, na minissérie Savage Wolverine, Shanna teve sua morte evitada por uma força vital da Terra Salvagem. Contudo, isso acabou permitindo que ela ficasse suscetível a manipulação dos Cotati. Porém, eventualmente, Shanna acaba sendo salva por Ka-Zar, mas a alegria dos dois dura muito pouco.
Assim como podemos ver acima, o reencontro do casal é rudemente interrompido por um guerreiro Cotati. De acordo com ele, os humanos são um fardo com “desejos animalescos”. Antes tivesse ficado só na ofensa.
A morte de Ka-Zar
Acontece que, não satisfeito com a indelicadeza, o guerreiro Cotati empala Ka-Zar de uma forma brutal. A forma como o Vingador pré-histórico é atacado lembra muito a quase morte de Shanna. Todavia, ao contrário da mulher, dessa vez, parece que não há nenhuma força vital para salvá-lo. Embora seja assertivo presumir que a morte de Ka-Zar não será definitiva – se tratando dos quadrinhos, poucas são – esse momento não deixou de ser emocionante. De qualquer forma, esperamos que isso sirva para impulsionar a luta dos Vingadores.
A continuação da narrativa poderá ser conferida em Empyre: Avenger #3. Enquanto a mesma não é liberada, nos conte o que achou da morte de Ka-Zar. Qual sua opinião sobre o Empyre? Compartilhe suas ideias com a gente.