Todos nós sonhamos em crescer e trabalhar com o que gostamos. Às vezes isso não acontece, mas mesmo assim precisamos de um trabalho. Geralmente, todas as pessoas precisam conseguir um para sobreviverem. E claro que o que todos têm em comum é o salário pago no fim do mês. No entanto, as pessoas recebem quantias diferentes pelo trabalho que elas prestam. E quanto é o salário para que uma pessoa seja considerada rica no Brasil?
O que define uma pessoa rica no nosso país é alvo de muitas discussões, principalmente por conta da desigualdade econômica que existe aqui. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente 1% da população se encaixa na categoria de ricos. E para fazer parte dessa pequena porcentagem, quanto uma pessoa tem que ganhar em média?
Assim como a discussão sobre ser rico, o valor exato que alguém tem que ganhar também rende várias análises. Mesmo assim, conforme o IBGE, o salário médio de uma pessoa considerada rica no Brasil é maior do que R$ 20.664. Contudo, outros estudos dão outra visão e mais abrangente sobre essa quantia.
UOL
Segundo uma análise feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) cruzando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua com declarações do Imposto de Renda, é possível ter uma perspectiva mais precisa. Nesse caso, o salário para que uma pessoa seja considerada rica no Brasil é de no mínimo 27 mil reais.
Então, por mais que o valor do IBGE seja de R$ 20.664, a FGV mostra que ele ainda não faz uma pessoa participar do 1% dos ricos. O estudo feito pela fundação pontua que 2,3 milhões de brasileiros fazem parte desse grupo seleto de alta renda.
Um ponto importante é que ser rico não é sinônimo de ser milionário ou super rico. Ainda de acordo com a FGV, somente 0,1% da população brasileira chega na categoria de milionário. Para isso, a pessoa tem que ter um patrimônio líquido maior do que um milhão de dólares. E no caso de super rico, o salário médio tem que ser de no mínimo 95 mil reais.
Fonte: Capitalist
Imagens: UOL