CuriosidadesMistérios e Horror

O que são aquelas bolas laranja nos fios de alta tensão?

0

Como todos sabem, a eletricidade das usinas até as nossas casas é transmitida através de fios. Uma coisa que se destaca nos fios de alta tensão são aquelas bolas laranjas que parecem bolas de basquete e ficam penduradas lá. Qual o objetivo delas? Por que elas estão lá? A resposta veio da Companhia Paranaense de Energia.

As bolas são de fibra de vidro na cor laranja e tem como objetivo sinalizar os cabos da rede nos locais sujeitos a vôos de aeronaves e helicópteros. “A instalação é obrigatória e está prevista nas normas da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, para o setor elétrico nacional, a fim de evitar acidentes com aviões e helicópteros”.

Mas porque essas bolas são laranjas? As bolas são laranjas pois elas seguem o mesmo princípio das caixas-pretas: serem chamativas. Caso aconteça algo inesperado com um avião ou helicóptero, através da sinalização é possível evitar um acidente de maior gravidade nas linhas de alta tensão.

Atrair raios

1

Além da proposta na aviação as esferas são colocadas entre as torres para atrair os raios que possam atingir os fios. Essas esferas recebem o nome de esferas dissipadoras eletro-geométricas. Seu objetivo final é que a corrente elétrica chegue à estrutura metálica das torres, e atinja o solo. Assim, elas evitam que o raio parta os cabos e os atire sobre as estradas, o que poderia provocar graves acidentes.

Para que o efeito de “para-raio” dê certo, as bolas são colocadas nos cabos de aço entre as torres e não nos fios de alta tensão, como a maioria pensa.

Como são feitas?

2

De acordo com o Instituto Nacional de Aviação Civil, as esferas devem ser de uma só cor: branca, vermelha ou laranja. A cor deve ser escolhida de acordo com o contraste com o meio ambiente. Elas podem ser fabricadas em  fibra de vidro ou resina de poliéster com cerca de 50 cm de diâmetro e 5 kg de peso.

Qual é o verdadeiro significado do “Olho que tudo vê”

Artigo anterior

10 animais que são monogâmicos e você não sabia

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido