Qual era a verdadeira aparência de Jesus?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      17/09/15 às 19h12

Geralmente vemos a figura de Jesus representada como um homem branco de olhos azuis, mas será que essa era a real aparência de Cristo? A pergunta vem sido feita desde muito tempo e, inclusive, levou um grupo de cientistas a investigarem como realmente seria o messias cristão.

O resultado da busca para descobrir a real aparência de Jesus foi uma projeção do rosto dele. A imagem, em 3D, foi criada por um grupo de pesquisadores ingleses e israelenses. Os cientistas utilizaram descobertas arqueológicas e técnicas de reprodução para chegarem ao suposto rosto verdadeiro de Jesus.

Os resto mortais de pessoas que viveram na época de Cristo foram analisados, além disso os traços de pessoas que pertenciam à sua etnia também foram levados em conta. Alguns crânios encontrados na região do Getsêmani foram cruciais para a aproximação da aparência original.

Oposto da imagem clássica

Jesus

A imagem encontrada pelos pesquisadores é completamente diferente do esteriótipo que estamos acostumados. Em pinturas, filmes e séries, Jesus geralmente tem os cabelos lisos, olhos claros e pele clara. No entanto, de acordo com os cientistas, ele possuía pele e olhos escuros e cabelo crespo.

Os pesquisadores afirmaram que tentaram ao máximo se aproximar dos traços de alguém que nasceu em Nazaré e viveu em Israel há mais de de dois mil anos, chegando até a imagem que você vê acima. Assim seria Jesus de Nazaré.

Sem descrições bíblicas

bíblia

Na bíblia não há referências sobre a aparência de Jesus, o que faz com que a feição dele seja um mistério. A descrição mais próxima da sua forma física se encontra no livro de Isaías 53:2b, que diz: "Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos".

A passagem bíblica não dá muitas dicas, além de que Jesus tinha uma aparência comum para os homens da época, fato que possivelmente daria mais credibilidade para o rosto encontrado pelos cientistas, já que eles buscaram semelhanças com as pessoas que viveram no mesmo tempo de Cristo.

Fonte: History

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+