CuriosidadesMundo Animal

Quantas raças de cães existem no mundo?

0

Pergunta rápida: você sabe dizer quantas raças de cães existem? Não, né? Até porque a resposta, digamos, é um pouco vasta. Em contrapartida, podemos, sim, dizer quantos diferentes tipos de ursos e elefantes, por exemplo, existem. Bom, pesquisando bem isso é possível. De cabeça não, claro, mas com pesquisas é viável responder isso. No entanto, ao se tratar de raças de cães, a realidade é outra. Nem pesquisando. Mas, afinal, por que isso ocorre?

Em suma, sabemos quantos tipos de elefantes e ursos existem porque esses animais possuem diferentes gêneros e espécies. Agora, com os cães, a história é diferente. Mesmo sendo de variados tipos, os cães possuem apenas uma espécie: a Canis familiaris. Basicamente, o cão doméstico.

Independente dos intermináveis diferentes tipos de cães que existem, a espécie é a mesma. A variedade de tamanhos, cores, pelos, personalidades, enfim, a variedade de características que parecem, ser sem fim, torna impossível contabilizá-los. E por possuir apenas uma espécie utilizamos a palavra “raças”.

Além disso, como há um número infinito de variáveis ​​e de criadores de cães que podem selecionar as variáveis ​​que desejam, é quase impossível obter uma lista completa das diferentes espécies de cães. Ou melhor, “raças”.

Criador

Se você é um criador, teoricamente, você pode ‘produzir’ o seu próprio cão. Bom, por ser criador, você pode ‘criar’ um cão cuja aparência e comportamento podem ser bem diferentes dos cães que já existem. Como? Em suma, basta escolher duas raças e colocá-las para procriar.

Puggle, Malteagle, Schnoodle, Yorkiepoo, Labradoodle são apenas alguns nomes engraçados de Designer Dogs ou Cães Híbridos. Exatamente, eles são gerados a partir do cruzamento de cães de raças famosas, com o objetivo de unir as melhores qualidades de cada um.

Entretanto, há um detalhe. Você ‘criar’ o seu próprio cão. Mas, somente um órgão responsável pode definir a ‘raça’ do seu cão. Por exemplo, existem muitos lugares isolados no mundo, nos quais as pessoas criaram um certo ‘tipo’ de ‘cão’. No entanto, a quantidade desses ‘tipos’ de cães é, numericamente falando, tão pequena que ainda não pode ser reconhecida por uma associação geral de raças.

O que podemos estimar, então?

Em suma, de certa forma, podemos estimar o número de raças de cães que já foram reconhecidas até o momento?

De certa forma, sim. Dentre todas as associações de raças que existem no mundo, a maior é a Organização Mundial Canina. De acordo com a Breeding Business, a Organização Mundial Canina, atualmente, já reconheceu 344 raças de cães em 10 grupos. Por outro lado, o American Kennel Club reconhece apenas 202 raças diferentes. Portanto, o número de raças pode ser bem subjetivo.

Esses grupos variam de acordo com algumas especificidades, já que a maioria das raças de cachorros foi criada pelo homem para servir a um propósito. No Brasil, o CBKC divide os cães em 11 grupos. São eles: Grupo 1 (pastores e boiadeiros), Grupo 2 (pinschers, schnauzers e molossóides), Grupo 3 (terriers), Grupo 4 (dachshunds), Grupo 5 (spitz e cães primitivos), Grupo 6 (farejadores e raças assemelhadas), Grupo 7 (apontadores), Grupo 8 (retrievers, levantadores e cães d’água), Grupo 9 (cães de companhia e toys), Grupo 10 (galgos) e Grupo 11 (raças com registro provisório).

Com deepfake, homem se passa por 20 celebridades perfeitamente

Artigo anterior

Como o Homem de Ferro e o Senhor Fantástico resolveram o Aquecimento Global

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido