Curiosidades

Quanto custa morar sozinho? Veja dicas de como economizar

0

Morar sozinho é o sonho de muitas pessoas. Seja para trilhar seu próprio caminho ou para conseguir ter um pouco mais de paz. No entanto, é necessário se preguntar quanto custa morar sozinho.

Se você já pensou em tomar esse passo e agora está pensando na logística da decisão, então esse artigo será de grande utilidade. Primeiramente, considerando que o Brasil é um país gigante de proporções continentais e desigualdades notáveis, os custos mudam consideravelmente de acordo com a região.

Por exemplo, em cidades do interior do Rio de Janeiro, é possível alugar um bom imóvel pelo valor de R$ 500 por mês. Já na capital, a realidade é bem diferente. Em outras regiões, há valores ainda mais baixos e valores incrivelmente mais altos. Por isso, é ideal que você pesquise onde deseja morar e veja qual local cabe no seu orçamento.

Além de conversar com residentes da cidade e do bairro em específico, é interessante pesquisar os custos de itens e serviço no local. Há diversas maneiras de fazer esses cálculos de quanto custa para morar sozinho.

Valores de aluguel

Antes de fazer as malas e empacotar todas as suas coisas, é necessário definir um teto de gastos com o aluguel. Sendo assim, segundo um levantamento da startup QuintoAndar, de 2019, o carioca destina 49% de sua renda média de R$ 4.091,80.

Já em São Paulo, isso sobe para 54% da renda média. Isso significa que, dependendo do local que escolher, o aluguel pode já consumir grande parte do seu dinheiro.

Existem sites que podem ser consultados para estudar o mercado imobiliário das cidades. Além das páginas das próprias imobiliárias, você pode acessar:

  • OLX;
  • Marketplace do Facebook;
  • Airbnb para estadias longas;
  • QuintoAndar.

Garimpe móveis

Reprodução

Além de precisar alugar um local, você ainda precisa mobiliá-lo por completo na maior parte dos casos. Mas não há necessidade de se desesperar. Uma boa opção é contar com a OLX e o Marketplace do Facebook para procurar itens mais em conta.

Caso tenha uma quantia separada para comprar móveis novos, use aplicativos de cashback, como Ame, Méliuz e Zoom. A Shopee também pode ser útil.

Contas essenciais

Depois do aluguel e dos itens que precisa comprar, ainda temos as contas essenciais. Os possíveis gastos mais comuns são energia, água, internet, gás e o que mais você considere necessário.

Assim sendo, os dois primeiros itens podem variar, então procure moradores pelas redes sociais para ter uma estimativa. Porém, não basta apenas pagar o boleto. Uma indivíduo que tem o objetivo de morar sozinho deve ter o hábito de anotar os gastos. Para tal, use:

  • Planilha no Excel ou no Google Planilhas;
  • Anotações no Notion ou em outras plataformas semelhantes;
  • Apps como Organizze e Mobills.

Mercado

Pixabay

Morar sozinho também tem como gasto o mercado, que depende da região e dos seus hábitos. Enquanto alguns pedem delivery constantemente, outros preferem cozinhar. Logo, instale os programas de entrega e pesquise os preços ao redor do local em que pretende morar.

  • iFood;
  • Rappi;
  • 99Food;
  • James Delivery.

Baixe também programas de redes de mercados, como Extra, Carrefour, Pão de Açúcar e outros e faça sua estimativa de compras. Além disso, muitos deles disponibilizam ofertas especiais.

Pense no transporte

Ao escolher o local de morar, também é necessário considerar o transporte. Afinal, você provavelmente não irá ficar em casa o tempo inteiro. Veja se a região possui tudo que você precisa, como um mercado, uma unidade de saúde, farmácia, shopping, um restaurante…

Em seguida, se o seu trabalho for presencial, veja a distância do percurso. Na melhor das hipóteses, você poupará dinheiro se for perto. Se for longe, repense o bairro ou opte por transporte mais em conta, como o transporte público, bicicleta elétrica ou até uma motocicleta.

Fonte: Canaltech

O polêmico procedimento utilizado para clonar animais

Artigo anterior

Teste de gravidez: métodos bizarros com coelho, cevada e sapo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido