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Quanto de café podemos beber sem fazer mal para saúde?

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Os humanos são verdadeiramente apaixonados por café. Só para termos uma noção, mais de 500 bilhões de xícaras da café são consumidas todos os anos. O que é muito, se levarmos em conta que existem apenas 7,7 bilhões de pessoas no mundo. Mas quanto de café é muito? Existe mesmo um limite para ingestão da bebida?

Alguns dados de estudos, coletados por sérias investigações e pesquisas, nos revelam algumas coisas. Na verdade, existe uma quantidade impressionante de pesquisas sobre café. E todos os meses, surgem novos estudos a respeito da bebida. Entretanto, as conclusões desses estudos nem sempre se alinham.

Em maio de 2019, um estudo conduzido pela University of South Australia, determinou que cinco xícaras de café por dia era algo tranquilo para o corpo. Entretanto, seis ou mais já aumentavam os riscos de doença cardíaca em 22%.

Porém, menos de um mês depois da publicação do estudo, a Universidade Queen Mary, de Londres, publicou um outro, em que afirmavam que beber até 25 xícaras de café todos os dias não era ruim para o coração. Alguns participantes do estudo até mesmo conseguiram beber mais do que isso.

Portanto, é um pouco difícil definirmos se paramos de beber a bebida na quinta xícara ou se prosseguimos até não conseguirmos mais segurar a caneca. E não é só sobre o número de xícaras que as inconstâncias se apresentam. Existem muitos dados contraditórios sobre como a bebida pode ou não estragar nossa saúde.

Um estudo de novembro, de 2018, afirmou que ingerir cafeína pode reduzir as chances de desenvolver o mal de Parkinson ou Alzheimer, depois de uma análise rigorosa de seus componentes químicos. Por outro lado, no início daquele mesmo ano, um outro estudo fornecia evidências de que a bebida piorava os sintomas da doença de Alzheimer.

A grande dúvida

Um estudo, de março de 2019, em que participaram 1,2 milhão de pessoas, afirmou que beber café aumenta o risco de desenvolver câncer de pulmão. Mesmo se você não fumar. Um estudo, de julho de 2018, no entanto, descobriu que, se você toma oito ou mais xícaras por dia, você tem 14% menos chances de morrer nos próximos dez dias. O que sugere que o café possa ter algum tipo de efeito protetor mágico. Confuso, não?

Em geral, é possível notar em todos esses estudos que a cafeína faz mais bem do que mal. Uma pesquisa, de junho de 2019, mostrava que o café pode ajudá-lo a perder peso. Aumentando a “gordura marrom”, que é benéfica para nosso corpo. Um outro estudo mostrou que beber café pode estimular os intestinos e fazer as pessoas a irem no banheiro mais facilmente.

Um estudo da American Heart Association, de novembro de 2017, descobriu que bebedores de café diminuem o risco de insuficiência cardíaca em 7% e o risco de derrame em 8% para cada xícara de café adicional bebida por semana. Isso comparado àqueles que não bebem a mesma.

A verdade é que ainda não entendemos perfeitamente todas as maneiras como o café afeta nosso corpo. Entretanto, ele parece fazer mais bem do que mal. Quanto ao quanto de café podemos consumir seguramente ainda temos uma resposta exata para lhe dizer. O melhor é ir observando seu organismo e se adequando àquilo que lhe faz bem enquanto a ciência busca compreender o quanto faz bem para todos nós.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

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