• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Quantos reis e rainhas existem no mundo hoje em dia?

POR Leticia Rocha    EM Mundo Afora      06/09/18 às 14h23

As monarquias foram formas de governo muito marcantes em uma época de nossa história. Entretanto, outras formas de governo mais modernas e estruturadas surgiram e os reinados foram se acabando. Mesmo anos mais tarde, algumas monarquias continuam a existir. São cerca de 43 em todo mundo.

As monarquias que restaram têm formas diferentes de executar o poder, algumas delas, nem sequer têm de fato algum poder político. São apenas representativas, como é o caso da coroa britânica, que é também uma das mais famosas e conhecidas em todo mundo.

Modalidades de Monarquia

As monarquias que ainda exercem poder total sobre o seu território são poucas, a maioria no Oriente Médio. Ao todo são 7 reinados desse tipo. Nessas, uma pessoa é responsável por todos os cargos de chefia do Estado: primeiro-ministro, ministro da Defesa, ministro da Fazenda e por aí vai.

Outra modalidade, diz respeito às monarquia constitucionais hereditárias, restam no mundo ainda 33 reinos nesta modalidade. A família da rainha Elizabeth II faz parte dessa forma de governo. Como dito anteriormente, é algo apenas representativo. Quem realmente governa e dá as ordens do país é o primeiro-ministro e todo um corpo político que o rodeia.

Uma outra forma de monarquia, essa um pouco mais democrática, é a constitucional eletiva. No Camboja e na Malásia o rei é escolhido por um grupo de poderosos. O mandato tem duração de 5 anos, podendo se tornar vitalício.  No entanto, mesmo com a eleição de um monarca, quem dita as regras são os ministros do local.

Se você fizer as contas vai perceber que falta 1 monarquia, para completar as 43 que eu havia dito. Um modelo monárquico único, que não se encaixa nas demais é o Papado. Sim, o Vaticano é um reino. Além de chefe espiritual da Santa Sé, o Papa também é responsável por governar o Vaticano. Nesse caso, os governantes são escolhidos, o título não é repassado hereditariamente.

Monarquia mais famosa do mundo

A Monarquia do Reino Unido, mais conhecida como monarquia britânica, é a mais famosa do mundo. Cerca de 30 milhões de pessoas visitam o reino anualmente, para conhecer um pouco mais desse tipo de governo.

A rainha Elizabeth II é a atual monarca do Reino Unido e já tem mais de 75 anos no poder. A monarquia é adorada no país, quase que literalmente. Os casamentos reais param o país, as pessoas fazem apostas nos possíveis nomes dos herdeiros e as lojas ficam cheias de bibelôs inspirados na família real.

Apesar de todo o significado que a coroa tem para os locais, alguns acreditam que a monarquia não irá resistir por muito tempo. Os gastos com a família real são altos e alguns acreditam que isso traz prejuízos à economia do país. Outros porém, acreditam que os gastos são recompensados pelo número de turistas que a rainha atrai e por todo o movimento no turismo que isso gera.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+