Mundo Afora

Quantos reis e rainhas existem no mundo hoje em dia?

0

As monarquias foram formas de governo muito marcantes em uma época de nossa história. Entretanto, outras formas de governo mais modernas e estruturadas surgiram e os reinados foram se acabando. Mesmo anos mais tarde, algumas monarquias continuam a existir. São cerca de 43 em todo mundo.

As monarquias que restaram têm formas diferentes de executar o poder, algumas delas, nem sequer têm de fato algum poder político. São apenas representativas, como é o caso da coroa britânica, que é também uma das mais famosas e conhecidas em todo mundo.

Modalidades de Monarquia

Kenangan Tuanku 600x399, Fatos Desconhecidos

As monarquias que ainda exercem poder total sobre o seu território são poucas, a maioria no Oriente Médio. Ao todo são 7 reinados desse tipo. Nessas, uma pessoa é responsável por todos os cargos de chefia do Estado: primeiro-ministro, ministro da Defesa, ministro da Fazenda e por aí vai.

Outra modalidade, diz respeito às monarquia constitucionais hereditárias, restam no mundo ainda 33 reinos nesta modalidade. A família da rainha Elizabeth II faz parte dessa forma de governo. Como dito anteriormente, é algo apenas representativo. Quem realmente governa e dá as ordens do país é o primeiro-ministro e todo um corpo político que o rodeia.

Uma outra forma de monarquia, essa um pouco mais democrática, é a constitucional eletiva. No Camboja e na Malásia o rei é escolhido por um grupo de poderosos. O mandato tem duração de 5 anos, podendo se tornar vitalício.  No entanto, mesmo com a eleição de um monarca, quem dita as regras são os ministros do local.

Se você fizer as contas vai perceber que falta 1 monarquia, para completar as 43 que eu havia dito. Um modelo monárquico único, que não se encaixa nas demais é o Papado. Sim, o Vaticano é um reino. Além de chefe espiritual da Santa Sé, o Papa também é responsável por governar o Vaticano. Nesse caso, os governantes são escolhidos, o título não é repassado hereditariamente.

Monarquia mais famosa do mundo

Rainha 600x338, Fatos Desconhecidos

A Monarquia do Reino Unido, mais conhecida como monarquia britânica, é a mais famosa do mundo. Cerca de 30 milhões de pessoas visitam o reino anualmente, para conhecer um pouco mais desse tipo de governo.

A rainha Elizabeth II é a atual monarca do Reino Unido e já tem mais de 75 anos no poder. A monarquia é adorada no país, quase que literalmente. Os casamentos reais param o país, as pessoas fazem apostas nos possíveis nomes dos herdeiros e as lojas ficam cheias de bibelôs inspirados na família real.

Apesar de todo o significado que a coroa tem para os locais, alguns acreditam que a monarquia não irá resistir por muito tempo. Os gastos com a família real são altos e alguns acreditam que isso traz prejuízos à economia do país. Outros porém, acreditam que os gastos são recompensados pelo número de turistas que a rainha atrai e por todo o movimento no turismo que isso gera.

Quantos países existem no mundo atualmente?

Matéria anterior

Garrafa com líquido misterioso da época de Jesus foi encontrada na Rússia

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Mundo Afora

Comentários

Comentários não são permitidos