Entretenimento

Quarta-feira de Cinzas: significado da data cristã

quarta-feira de cinzas
0

Com o final do Carnaval, temos a Quarta-Feira de Cinzas, que é o primeiro dia da Quaresma, de acordo com o calendário católico. Sendo assim, a data ocorre 46 dias antes da Páscoa (contando os domingos) ou 40 dias (sem contar os domingos).

O posicionamento dentro do calendário católico é diferente a cada ano, a depender da data em que a Páscoa é comemorada. Sendo assim, pode ocorrer no começo de fevereiro até a segunda semana de março.

Já as cinzas que os cristãos recebem na Quarta-Feira de Cinzas os convidam a pensar sobre o dever da conversão. Isso porque relembra a transitoriedade e frágil vida humana, sujeita à morte.

Por isso, a data é um período de devoção com orações e jejuns. Esses atos são partes da penitência que os cristãos deveriam realizar, de acordo com os princípios da Igreja Católica.

Além disso, os participantes das missas recebem cinzas pelo padre, que macha a testa de cada celebrante. Isso deixa uma marca que só seria lavada no final do dia, no pôr do sol.

Simbolismo da Quarta-Feira de Cinzas

Reprodução

A Quarta-Feira de Cinzas marca o primeiro dia da Quaresma e encerra o período de Carnaval. Dessa forma, o Carnaval é uma época do ano que surgiu na tradição pagã, sendo traduzida para “festa da carne”. Então, ao longo da história, a celebração ficou marcada por festas, consumo de comidas e bebidas e zombaria.

Logo, a Quaresma é uma contraposição de tudo que Carnaval representa. Isso porque os cristãos passam esse tempo praticando a caridade e a penitência. Com isso, realiza-se missas nesse dia em que os participantes recebem cinzas em suas testas.

Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça como um símbolo de arrependimento dos seus pecados perante a Deus. Contudo, fundamenta-se as cinzas usadas também nos ramos que são abençoados e queimados durante o Domingo de Ramos no ano anterior.

Com elas, a autoridade religiosa faz o desenho de uma cruz na testa do fiel. Logo, as cinzas são misturadas com água benta. Sendo assim, a Igreja recomenda que a cerimônia seja conduzida por uma autoridade eclesiástica, que é um padre.

Outras visões

A Igreja Ortodoxa não celebra a Quarta-Feira de Cinzas, porque começam a quaresma já na segunda-feira anterior a ela. Já no rito ambrosiano, um rito atribuído ao bispo Santo Ambrósio e usado pelos católicos romanos da Arquidiocese de Milão, a quaresma começa no domingo seguinte.

Assim, o carnaval continua até o sábado, conhecido como Sabato Grasso, ou Sábado Gordo. Portanto, não se celebra a Quarta-Feira de Cinzas.

Datas da Quarta-Feira de Cinzas

Como a data depende de quando a Páscoa é celebrada, veja quais foram as datas dos anos anteriores e das próximas celebrações.

  • 2017 – 1 de março
  • 2018 – 14 de fevereiro
  • 2019 – 6 de março
  • 2020 – 26 de fevereiro
  • 2021 – 17 de fevereiro
  • 2022 – 2 de março
  • 2023 – 22 de fevereiro
  • 2024 – 14 de fevereiro
  • 2025 – 5 de março

Apesar da crença de muitos brasileiros, a Quarta-Feira de Cinzas não é feriado em território nacional. Isso vale tanto para o período antes do meio-dia quanto para o período depois.

Fonte: Brasil Escola

Mais de 50 pessoas foram enganadas por falsa empresa de design

Matéria anterior

Oprah Winfrey: conheça a história emocionante da apresentadora

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos