Entretenimento

Quem é a mulher que estampa os Palitos Gina?

0

A publicidade sempre esteve presente na vida das pessoas desde décadas passadas. E claro que várias delas marcaram épocas. Além disso, algumas pessoas acabaram se tornando a cara de determinado produto. Um exemplo disso é a mulher que estampa os Palitos Gina. Todo mundo conhece o rosto da mulher com um cabelo loiro de fanjinha.

No entanto, por mais que o rosto dessa mulher seja conhecido no país todo, não são todas as pessoas, ou quase praticamente ninguém, que conhece quem de fato ela é.

Quem é a mulher

Veja SP

Para quem não sabe, o rosto com um sorriso enigmático visto nas embalagens dos palitos é de Zofia Burk, uma polonesa radicada em São Paulo desde os seus cinco anos de idade. Ela pousou para foto em 1975, quando tinha 29 anos, e nem fazia ideia de qual seria o destino da foto.

“Achei que ela iria parar em um cartaz de supermercado. Tentei processar a marca, mas assinei um termo de uso de imagem, não havia muito a fazer”, contou a mulher.

Aos 16 anos, Zofia começou a sua carreira como modelo. Ela fez trabalhos na televisão, em revistas e em desfiles do estilista Clodovil, que faleceu em 2009. Depois que se aposentou da carreira de modelo, a mulher trabalhou durante 25 anos como gerente de marketing em administradoras de cartão de crédito.

Em 2005, Zofia criou sua própria agência de turismo, a SPTours. Ela mora em Sumaré há 40 anos e faz trabalho voluntário com os moradores em situação de rua da região.

Quando ela tem um tempo livre, gosta bastante de assistir aos jogos do Corinthians e passear com o seu cachorro, um chow-chow chamado Tobias. Por mais que Zofia não seja reconhecida por ser a garota-propaganda e eterna face dos Palitos Gina, ela tem até os dias de hoje o mesmo corte de cabelo que ostentava há quatro décadas, quando tirou a famosa foto.

Cara do produto

Aventuras na história

Assim como Zofia, várias outras pessoas acabaram se tornando a cara de algum produto durante muito tempo e, em alguns casos, como o da mulher, para sempre.

Uma dessas pessoas que também representa seu produto, mas não é conhecida, é o garoto que estampava os cigarros de chocolate. O produto é de 1959 e o anúncio tinha um plano de fundo vermelho, e o garoto, em paleta cinza, tinha entre seu indicador e dedo médio o que parecia ser um cigarro. Com ele, a fábrica de chocolates Pan eternizou as embalagens dos seus “cigarrinhos de chocolate”.

O curioso é que o menino não tem crédito na embalagem e, ao contrário da mulher, ele fez apenas esse trabalho como modelo. Por conta disso, por anos o garoto ficou desconhecido, mesmo estando presente em outros veículos de mídia quando adulto.

Na época em que ele fez o trabalho para os chocolates, ele tinha nove anos e chegou a dizer em entrevistas que o cachê que recebeu não foi alto, mesmo ele sendo o garoto-propaganda do produto por décadas.

O garoto dos “cigarrinhos de chocolate” era Paulo Pompeia. Mais tarde, ele se tornou ator, diretor e até comandou o Sated-SP, o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões.

Já adulto, Paulo fez parte do elenco de novelas de várias emissoras, inclusive da Globo. Na emissora, o garoto-propaganda trabalhou na novela “Malhação” e em “Perigosas Peruas”. Mas ele chamou atenção por ter protagonizado vários episódios do “Telecurso 2000”.

Paulo deu uma entrevista para a Veja São Paulo em 2017, em que ele brincou com a projeção da publicidade quando explicou que, durante sua vida, ele nunca fumou ou teve o hábito de comer chocolates com regularidade.

Infelizmente, no dia 30 de julho de 2021, Paulo faleceu aos 72 anos, em São Paulo. E a versão mais recente dos rolinhos teve uma ilustração em referência ao garoto.

Fonte: Veja SP,  Aventuras na história

Imagens: Veja SP,  Aventuras na história

‘Desenrola’: dívidas de até R$ 5 mil poderão ser parceladas em 60 vezes; veja regras

Artigo anterior

O que essa jovem está segurando neste quadro de 1860?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido