Quem é o dono do Habib's? Conheça a história desse médico

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      26/08/15 às 14h33

O Habib's é a famosa rede brasileira de fast food que é especializada em comida árabe.

A rede com a imagem de um gênio de chapéu vermelho se tornou famosa por conta de suas promoções de esfihas e outros produtos da franquia. As redes de fast food são empresas que escondem alguns segredos de você. Aqui na Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você a revelação desse segredo (Clique aqui e confira a matéria).

O Habib's é uma franquia conhecida no Brasil inteiro. Mas quem é o dono desse grande império de comida árabe?

Conheça quem é o fundador do habibs:

Alberto-Saraiva

Este é Alberto Saraiva, o fundador empresário mais bem-sucedido no Brasil da empresa que emprega mais de 22 mil colaboradores e com 421 restaurantes espalhados por mais de 100 cidades em vinte Estados. Alberto teve que encarar a frente do empreendimento do pai depois de ele ser assassinado durante um assalto. Ele cursava a faculdade de Medicina e teve que assumir a padaria para sustentar seus irmãos e sua mãe.

Depois que se formou na área da Medicina, ele tomou gosto pela área do comércio trabalhando como dono de bar, churrascaria e pizzaria. Na frente do negócio do falecido pai, ele resolveu vender pão 30% menos do valor estipulado pela tabela da extinta Sunab, um órgão de controle de preços da área de panificação.

mi_8723730811728937

Alberto tinha dificuldades com a padaria pois a loja do pai tinha equipamentos muito velhos, que davam defeito frequentemente. Além disso, o comércio de pães tocado por ele era cercado por mais cinco padarias concorrentes. Com o baixo preço na venda dos pães, ele começou a atrair um novo tipo de cliente, os revendedores de pão. Com o alto faturamento, a padaria foi vendida para um português e ele começou a estudar.

Alberto decidiu voltar para a Medicina e mesmo estudando, resolveu criar a Casa do Pastel, com a mesma estratégia: vender a iguaria frita na hora com um valor mais barato que os demais. O negócio acabou fazendo sucesso.

size_590_alberto-saraiva-habibs

O mesmo episódio com a padaria se repetiu e ele decidiu abrir a Casa da Fogazza, Casa do Gnocchi e um rodízio de pizza. Depois de ter se formado e tornado médico, um cozinheiro aposentado chamado Paulo Abud pediu-lhe um emprego e o médico empreendedor questionou o que ele sabia fazer. Daí então, o empresário aprendeu a receita do carro-chefe da franquia mais lucrativa do Habib's: a esfiha.

E assim em 1988, nascia o Habib's, no bairro da Lapa, em São Paulo. Saraiva afirma que desde adolescente tentou seguir à risca o lema que ele carrega para sua vida: "Não desista, é preciso caminhar." Segundo ele, o objetivo da empresa de esfiha era um só: "oferecer produtos de qualidade e a preços baixos."

habibs

O nome Habib's foi sugestão de um amigo de Saraiva, Nelson Libbos. Libbos tinha ascendência árabe e o costume de chamar as pessoas de "habib", uma espécie de termo carinhoso. Traduzido para o português, o termo significa "amado", "querido." Ele deu a seguinte sugestão a Saraiva: "Habib, coloca o nome de Habib's." Bom, daí então você conhece bem o que aconteceu e até hoje a franquia é uma das mais presentes no Brasil.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+