• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Quem era B.B. King? Por que está todo mundo falando sobre a morte dele?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      15/05/15 às 18h39

Hoje praticamente todos os noticiários anunciaram a morte de B.B. King. Mas você sabe quem foi esse homem, ou por que estão todos falando dele? Riley Ben King, mais conhecido como B. B. King, é um guitarrista, cantor e compositor norte-americano.

E não é só isso, King é conhecido mundialmente como o rei do Blues. O guitarrista chegou a ser considerado um dos melhores do mundo pela Revista Rolling Stones, ao lado de ninguém menos de Eric Clapton e Jemi Hendrix.

tocando

Como se não bastasse, ao longo de sua carreira, B.B. King recebeu 16 prêmio Grammy. O seu sucesso se deu principalmente por ele ter criado um estilo musical único em seus solos, usando poucas notas.

O "B.B." do seu nome significa Blues Boy , pseudônimo que ele usava em seu programa de rádio.

Autodidata

grammy

Riley B. King nasceu no ano de 1925, em Mississippi nos Estados Unidos. Teve uma infância pobre, trabalhando nas plantações de algodão. Enquanto crescia, foi se interessando pela música e tocava em bares e esquinas da cidade.

King nunca teve um professor. Ele aprendeu a tocar sozinho, depois que comprou o seu primeiro violão no início dos anos 1940, quando a falta de eletricidade no interior do país, fazia com que os instrumentos musicais fossem o melhor meio de entretenimento.

Durante a adolescência o seu primo Bukka White, que era um guitarrista bastante renomado da região, deu algumas dicas de guitarra a King e o apresentou a cidade de Memphis, que era o grande local da música na época. B.B.King se mudou para lá em 1947.

Início do sucesso

bb king

Na nova cidade, o futuro gênio do blues passou a conviver com Sonny Boy Williamson (Rice Miller), Robert Lockwood Jr e Bobby "Blue" Bland. Ele tocava regularmente na Beale Street, local em que tempos depois abriu um clube com seu nome.

No ano de 1949 ele foi contratado como DJ de uma rádio, onde ganhou o apelido que o eternizou: B.B. King. Depois disso, o sucesso se tornou ainda maior. No início dos anos 1950, o guitarrista estourou com seu primeiro grande sucesso nacional "Three o'clock blues".

Foi quando ele começou a fazer turnês sem parar. Para ter uma ideia, só no ano de 1956 a sua banda chegou a fazer 342 apresentações. Ao longo da sua carreira B. B. gravou mais de 50 álbuns e teve milhões de discos vendidos em todo o mundo.

O adeus da lenda

lenda

King morreu durante a madrugada de hoje na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, com 89 anos de idade. Ele sofreu de uma diabetes tipo 2 por mais de 20 anos. Um mês antes da sua morte ele chegou a ser hospitalizado por causa de uma desidratação causada em função da doença.

Alguns dias depois ele procurou novamente o hospital por conta de um ataque cardíaco, mas no dia seguinte recebeu alta e continuou se tratando em casa. Até que se sentiu mal novamente alguns dias atrás por complicações da sua diabetes, dessa vez sem conseguir resistir.

Ouça um dos grandes sucessos do guitarrista:

 

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+