Curiosidades

7 milagres médicos mais inacreditáveis da ciência

0

Milagres médicos são raros e, geralmente, bem inacreditáveis. O próprio significado da palavra, já coloca a situação como extraordinária e contra as leis da natureza. Às vezes, mesmo em situações em que até os familiares já abriram mão da esperança, fatos inexplicáveis podem salvar pacientes.

Por mais que a medicina avance, trazer uma vítima, de uma situação de quase morte, ainda é improvável e raro. Apesar disso, algumas equipes médicas conseguiram realizar esses feitos, mesmo que sem explicação. Seja pela ciência, pela fé ou pelo sobrenatural, essas histórias de superação trouxeram para a vida de pessoas, que já estavam em situações praticamente fatais.

1 – Cair de 47 anadares

O homem, chamado Alcides Moreno, de 37 anos, caiu 47 andares, enquanto limpava as janelas, de um arranha-céu em Nova York. O acidente matou o irmão do homem, que estava trabalhando com ele, no mesmo andaime de onde caiu. E Moreno ficou em um estado, que os médicos não podiam arriscar movê-lo, para a sala de operações.

Eles operaram o homem na sala de emergência e o deixaram em estado vegetativo, por quase três semanas. E no dia do natal, ele mostrou sinais de consciência. Menos de um mês depois, ele recebeu alta e com a expectativa de voltar a andar em um ano.

2 – Acidente de carro

Katrina Burgess, de 17 anos, sofreu um acidente de carro, enquanto dirigia a 100 quilômetros por hora. Na ocasião, ele quebrou o pescoço e as costas, além de sofrer várias outras lesões. Os médicos disseram que ela nunca andaria novamente. Mas depois de colocarem 11 barras de metal, pinos e parafusos em seu corpo, a menina foi contratada por uma agência de modelos.

A menina bateu as costas, perfurou dois pulmões e quebrou o pescoço, a pélvis, a perna esquerda  e várias costelas. De acordo com os cirurgiões, sem a cirurgia para ajudar Katrina, suas lesões na coluna vertebral poderiam se deteriorar e ela corria o risco de morte.

3 – 118 dias sem coração

A adolescente  D’Zhana Simmons, de 14 anos, estava feliz por finalmente receber seu transplante de coração. Mas o sonho logo virou pesadelo, quando o novo coração começou a falhar.

Os médicos então tiveram que retirar o coração, mas não tinham outro à disposição para colocar na menina. Então, eles pegaram duas bombas artificiais, para manter o sangue fluindo no corpo da garota por quase quatro meses. E finalmente, tempos depois, a menina recebeu um novo transplante. E foi tão bem sucedido que, no mesmo dia, ela também passou por um transplante de rim.

4 – Recuperar a visão

O homem, chamado Martin Jones, de 42 anos, ficou cego depois de um acidente de trabalho. Mas graças a uma operação extremamente rara, onde se usa parte dos dentes para colocar nos olhos, o homem saiu das trevas.

Esse procedimento foi feito menos de 50 vezes na Grã Bretanha. E é feito com o uso do segmento do dente, como suporte, para uma nova lente enxertada na pele. O processo precisa de um dente vivo para o implante, porque o olho pode rejeitar o equivalente de plástico. Jones conseguiu enxergar plenamente, pela primeira vez, depois de quatro anos.

5 – Salvar gêmeos

O casal Shannon e Mike Gimbel tinham que fazer uma escolha bem difícil. Os médicos falaram para eles, que uma das gêmeas que eles estavam esperando, tinha que morrer. Do contrário, as duas morreriam. As gêmeas tinham sido conectadas por vasos sanguíneos. Isso ocorre quando um gêmeo drena a vida do outro. E se não for tratada, há cerca de 80 a 90%¨de chance de que ambos morrerem.

Os pais até estavam pensando em deixar a bebê mais fraca morrer. Mas o médico, Kent Heyborne, pensou em outra opção. Ele se juntou com outros cirurgiões, para fazer uma cirurgia no útero, para cauterizar os vasos sanguíneos que estavam conectados. Felizmente, as duas meninas conseguiram sobreviver.

6 – Recuperação de decapitação ortopédica

Depois de uma acidente de carro, Jordan Taylor separou seu crânio de suas vértebras. Ele não tinha conexão entre os ossos do pescoço e da cabeça. Os médicos chamaram isso de decapitação ortopédica. E na época, deram, para Jordan, uma chance de 1% de sobreviver.

O médico, identificado como Roberts, conseguiu reconectar a cabeça de Jordan ao seu pescoço, com uma placa de metal, parafusos e hastes de titânio. Três meses depois do acidente, Jordan tinha deixado o hospital e estava de volta à sua vida normal.

7 – Novo rosto

Connie Culp é uma mulher de 46 anos, de Ohio, que fez o primeiro transplante de rosto, nos EUA. A mulher foi baleada no rosto por seu marido, em 2004, mas não morreu. Ele foi condenado a sete anos de prisão.

Com o tiro, Connie quebrou o nariz, bochechas, o céu da boca e perdeu um olho. Ela passou por 30 operações. E depois de uma operação de 22 horas, os ossos, músculos, nervos, pele e vasos sanguíneos, de uma outra mulher que tinha acabado de morrer, foram transplantados para Connie. Esse foi o quarto transplante de face do mundo.

7 códigos indecifráveis que permanecem enigmáticos

Matéria anterior

Assista ao momento em que um cachorro dirige o veículo de seu dono e mergulha em um tanque

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar