Regra dos 5 segundos: Realmente faz mal comer a comida que cai no chão?

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      07/11/14 às 18h31

Sabe aquela velha teoria que muita gente segue por aí e diz que se a comida for recolhida do chão em menos de cinco segundos, ela pode ser comida? Pois é, fique sabendo que se você contou com isso em algum momento de sua vida e comeu alimentos que caíram no chão, você acabou ingerindo também uma "pancada" de germes e bactérias!

Especialistas alertam que nenhuma outra teoria parecida com essa deve ser levada a sério, uma vez que, ao tocar no chão, a comida imediatamente é contaminada. O tempo de contato com o piso, ao contrário do que as pessoas pensam, não tem nada a ver com nada disso!

Uma pesquisa realizada em 2006, pela Universidade de Clemson, nos Estados Unidos; mostrou - por exemplo - a contaminação de uma mortadela que era jogada sobre diversas superfícies. Nos primeiros instantes de contato, 99% das bactérias dos pisos já tinham aderido à comida.

1

E essas bactérias, de acordo com quem entende do assunto, não são nada generosas com nosso corpo. Elas podem causar vários tipos de doenças, como a disenteria, que dependendo do grau que se encontra pode até levar a morte. (Clique para ler também sobre o misterioso caso do garoto que deixou de comer e beber).

Um outro detalhe sobre esse assunto que também deixa os médicos muito preocupados é que não há estudos que apontem se um chão é mais sujo que o outro, até porque isso depende muito das condições de higiene do local, do fluxo de pessoas que existe ali e assim por diante. Então, não dá para confiar que um pão que caiu em sua cozinha vai estar mais limpo que se tivesse caído em uma calçada, na rua; ou no piso de um hospital. O ideal, por isso, é jogar a comida fora, a menos que ela possa ser lavada ante do consumo.

Ainda a respeito dessa polêmica existem outras coisas que muita gente acredita sem qualquer respaldo científico e outras que a maioria não sabe. Confira, na lista abaixo, algumas desses mitos e verdades sobre comer comida do chão:

1. Comida cremosa suja mais

3

Claro que a comida seca, quando cai no chão, também fica imprópria para o consumo, mas no caso de alimentos de consistência cremosa - como a manteiga, por exemplo - a aderência de sujeiras e micro-organismos é muito maior, além de permitir o maior crescimento microbiano. Até porque em alimentos que tenham essa textura você pode ver, a olho nu, as sujeirinhas grudadas quando os recolhem do chão.

2. Não faz mal para o cachorro

2

Você não pode comer o que deixou cair no chão, mas também não precisa morrer do coração se vir seu cachorro dando fim à aquele pedaço de pão que estiver no piso. Apesar de estar contaminado com um monte de porcarias, esses organismos não fazem mal algum para os cães e demais animais de estimação, uma vez que esses bichos contam com uma resistência metabólica muito maior que a dos seres humanos, até porque eles (os cães) mexem no lixo, se lambem e assim por diante.

3. Se não adianta nada assoprar

4

Quem nunca viu alguém assoprando um alimento que caiu no chão para comê-lo? Essa prática, embora seja muito comum, está na cara que não adianta nada, não é mesmo? A única sujeira que sai é aquela aparente, que fica na superfície da comida (como a poeira); mas os micro-organismos nocivos continuam ali, esperando a hora de atacar nosso sistema imunológico.

Além disso, o sopro leva ainda mais contaminação para o alimento. É por  esse mesmo motivo, aliás, que  não é recomendado assoprar a comida de um bebê.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+