8 profissões do futuro nas quais você pode acabar trabalhando

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      07/11/14 às 19h03

Com o tempo, a cultura, os costumes e a tecnologia mudam, e com elas a sociedade e o mercado de trabalho. Por isso, a transição de empregos é como a Terra sendo ocupada primeiro por dinossauros, e depois por humanos: em 50 anos, grandes profissionais (os dinossauros) podem se tornar obsoletos ao ponto de serem completamente dispensáveis.

Foi isso que aconteceu, por exemplo, com os datilógrafos e telefonistas, hoje desnecessários já que a tecnologia permite que qualquer um realize essas funções. Da mesma forma, os itens de nossa lista podem parecer coisa de doido na atualidade, mas, em 20 ou 50 anos, com certeza poderão estar entre as funções mais importantes de nossa sociedade. Confira aqui algumas das apostas profissionais para o futuro:

Agricultor e paisagista urbano

Office-interior-vertical-garden

Com os designs "verdes" e cada vez mais voltados para a implementação espaço vegetal nas construções - seja através de parques ou jardins verticais - e o desejo crescente da população por alimentos com menos conservantes e agrotóxicos, agricultores e profissionais da jardinagem urbana podem ficar encarregados de projetos que transformarão profundamente os cenários urbanos do futuro.

Arquiteto de realidade aumentada

augmented-reality-ikea-app

Seja como projetista de jogos ou designer de interiores, combinações de vídeo, áudio e outras mídias - num conjunto que gera o conceito chamado de "realidade aumentada" - o profissional da área será capaz de criar realidades imersivas únicas e envolventes, que poderão também ser utilizadas no "lado negro da força": a publicidade!

Piloto de drones

140210-gadget-drone-1453_a8d2d5455da6d86789192edb1b120939

De acordo com a Agência Americana de Aviação Federal, em 2018 já haverá em torno de 30 mil drones no mundo, e empresas como Amazon e a Domino's já usam essa tecnologia para servir clientes e organizar o estoque, o que, nos próximos anos, com certeza será ainda melhor desenvolvido.

Impressor e designer de alimentos 3D

pizza

Por enquanto nova, mas promissora, a tecnologia de impressão comestível requer estudo sobre os materiais e sabores, e irá mudar bastante a forma que comemos. Será possível, por exemplo, comprar itens pré-desenhados com essências e imprimí-los em casa, substituindo o microondas atual e permitindo que você requente numa terça à noite um belo pedaço de picanha de churrasco ou uma abóbora recheada de camarões.



Designer de material reciclável

furniture-table-furniture-design-ideas-should-think-twice-about-recycled-furniture-amazing-creative-diy-recycled-furniture-ideas-diy-furniture-design-bank-diy-furniture-apartment-recycled-timber

Tendência em casas biosustentáveis e nos países de primeiro mundo, cada vez mais surgem alternativas ecologicamente corretas ao plástico e ao alumínio, entre outros itens que poluem o meio ambiente e podem ser reciclados. No futuro, tanto as tecnologias e quanto a quantidade de materiais que possibilitam reciclagem serão ampliados, potencialmente diminuindo o impacto da sociedade humana sobre os meios em que vive.

Restaurador ambiental

red-fox

Também chamado de "rewilder", são pessoas que trabalham em projetos como o "Rewilding Europe", que têm como objetivo levar animais de volta às suas origens geográficas, no intuito de restaurar o equilíbrio animal e ambiental como um todo.

Telecirurgião

SurgeonSimulator2013_1

Com a robótica cada vez mais especializada e minuciosa e uma internet potente, fazer trabalhos de precisão, como tatuagens e cirurgias, poderá ser realizado à distância, eliminando fronteiras e mudando de forma profunda o mercado de trabalho desses profissionais.

Nostalgista

IMG_7939

Designers de interiores e arquitetos se especializarão em recriar memórias para clientes idosos e com gosto vintage, usando tanto estudos de design quanto psicologia e terapia.

Gostou? Confira também algumas das consideradas as mais felizes profissões e outras que, ao contrário das da lista, desaparecerão em breve!

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+