
Em maio desse ano, após meses de especulação sobre o sucessor de Ben Affleck como Batman nos filmes da Warner, Robert Pattinson foi oficializado como o herói. Assim como todas as coisas envolvendo o mundo nerd, a notícia dividiu o público. De um lado, parte das pessoas acreditava que o ator se encaixava perfeitamente com a descrição de Bruce Wayne. Enquanto isso, do outro, muitos julgavam o astro por seus papéis passados em filmes teen. No entanto, independente do posicionamento dos fãs, a decisão já estava tomada. Assim como comentamos aqui, Matt Reeves elaborou o roteiro de The Batman com Pattinson em mente. Portanto, desde o início, a melhor opção sempre foi abraçar a ideia. Obviamente é de se esperar que julgamentos sejam feitos, ainda mais considerando a quantidade de intérpretes do herói, em seus oitenta anos de história. Porém, críticas só são válidas após um resultado.
Considerando que nenhuma reclamação tem fundamento, até que tenhamos assistido o filme do Homem-Morcego, cabe a nós simplesmente torcer pelo melhor. Ao passo que as filmagens só serão iniciadas no começo do ano que vem, temos alimentado a ansiedade com detalhes fornecidos pela equipe envolvida no projeto. Foi assim que, recentemente, tivemos acesso a uma opinião controversa de Pattinson quanto ao Cruzado Encapuzado. Aparentemente, o astro hollywoodiano não vê o personagem como um mocinho. Além de gerar uma onda de debates entre os internautas que passaram a argumentar sobre a índole do Morcego, tal afirmação chamou atenção por poder refletir na performance do ator no longa de Reeves.
Em uma entrevista ao The New York Times, Pattinson compartilhou sua perspectiva quanto ao seu futuro personagem. Segundo o ator, Batman “não é um herói de verdade” porque sua moralidade foge do convencional. “Ele não é o garoto de ouro, ao contrário de quase todos os outros personagens de quadrinhos. Há uma simplicidade em sua visão de mundo, mas onde ela fica é estranha, o que permite que você tenha mais alcance com o personagem”, explicou o astro. Além disso, Pattinson contou que “a parte mais divertida de fazer filmes é que você pode explorar os lados mais grotescos da sua psique”, algo que cairia muito bem na incorporação de um papel como o do Cavaleiro das Trevas.
Esse diálogo com o jornal estadunidense reforçou algo que já imaginávamos, a indicação de que Pattinson trará uma performance inovadora. Embora já tenhamos visto diversas adaptações do Batman, Reeves pretende focar no personagem como o maior detetive do mundo. Apesar de muitos considerarem essa uma abertura para a tão aguardada imersão nas habilidades investigativas do Batman, o mais esperado é a abordagem dos traços desequilibrados e até imorais presentes no alter ego de Wayne. Como muito bem lembrado pelo Screen Rant, chegamos a ver um pouco disso no Batfleck. Porém, vale relembrar que o personagem de Pattinson não terá nada a ver com seu antecessor.
No fim das contas Pattinson acabou nos dando algo com o que trabalhar, enquanto o filme não sai. Você já parou pra refletir quanto a classificação do Batman como herói? Será que esse é o melhor encaixe para o personagem? Talvez tal qual nossa recém escalada Mulher-Gato, o Cavaleiro das Trevas penda mais para o lado dos anti-heróis. O que você acha? Aliás, The Batman chega aos cinemas em junho de 2021. Tá preparado?



