Rochas lunares desaparecidas. O que aconteceu com essas relíquias da NASA?

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesjaneiro 7, 20251.1K Visualizações

As pessoas são fascinadas com o espaço e as coisas que tem nele. A lua é um dos corpos celestes mais pesquisados. Esse nosso vizinho cósmico é o único corpo do sistema solar que os humanos já pisaram, tanto que, amostras da sua superfície já foram coletadas, mas as rochas lunares coletadas nas missões Apollo estão desaparecidas.

Essas amostras lunares, coletadas pelos astronautas, tem uma história interessante de destruição, roubo ou desaparecimento. Recentemente, novos documentos que foram divulgados na Irlanda trouxeram novos detalhes a respeito do destino dessas rochas.

Segundo os Arquivos Nacionais em Dublin, uma das rochas lunares que os EUA deu para a Irlanda, como um presente diplomático, foi destruída em um incêndio no Observatório Dunsink, em 1977. A rocha em si era da missão Apollo 11 e tal notícia se espalhou. Contudo, o que os novos documentos mostraram foram informações inéditas a respeito desse caso.

A rocha lunar foi dada para o então presidente irlandês Éamon de Valera, em 1970, pelo embaixador dos EUA John DJ Moore. As autoridades da Irlanda não sabiam como lidar com a rocha e, por conta disso, a colocou em um porão durante três anos.

Em 1973, depois que o país foi presenteado pelos EUA com uma segunda rocha lunar, da missão Apollo 17, o governo irlandês decidiu colocar a primeira amostra em exposição.

“Decidiu-se enviar a rocha lunar para o Dunsink quando se soube que um segundo presente seria feito pelo governo dos EUA. Pensou-se que seria embaraçoso se a primeira peça não estivesse em exibição”, apontaram os documentos divulgados pela PA News Agency.

Foi essa primeira amostra que foi destruída no incêndio no dia três de outubro de 1977. “A primeira peça foi destruída durante um incêndio no Dunsink”, destacou o documento.

Rochas lunares desparecidas

Olhar digital

Contudo, essas rochas lunares desaparecidas não são uma exclusividade da Irlanda. Em 2011, a NASA fez uma auditoria e descobriu que pelo menos 517 amostras de astromateriais desapareceram ou foram roubadas entre 1970 e junho de 2010. Dentre elas estão centenas de rochas lunares.

Essa auditoria chegou a conclusão de que a agência espacial norte-americana não tem controle a respeito dos empréstimos feitos desses artefatos, tal motivo implica no desaparecimento das rochas lunares  e das outras relíquias da agência.

Para se ter uma noção, quando Richard Nixon era presidente dos EUA, entre 1970 e 1973, ele distribuiu pequenas amostras de material lunar para 135 países e todos os 50 estados norte-americanos. Ao todo foram entregues 270 rochas lunares e é estimado que 160 estejam desaparecidas.

Fonte: Olhar digital 

Imagens: Olhar digital 

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...