Saiba o que fazer quando seu celular cai na água

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      05/08/15 às 17h15

Tem coisa melhor do que relaxar na piscina num fim de semana de sol? Chamar os amigos, fazer um churrasco e tirar o estresse da semana. E sempre tem aquele momento "zoeira" em que o seu amigo decide te jogar na piscina, com roupa e tudo. Todo mundo ri e se diverte, até o momento trágico em que você congela e se lembra: seu celular estava no bolso quando você caiu na água.

Nessas horas a frustração é total, afinal a primeira coisa que se pensa quando o celular cai na água é "meu celular já era". Calma, não perca as esperanças. Mesmo que seu smartphone tenha ficado, mesmo que por alguns segundos, totalmente submerso ainda dá pra salvar o seu xodó!

O primeiro passo a ser seguido quando seu celular cai na água é desligá-lo no mesmo instante. Isto é, se ela já não tiver se autodesligado. Se o aparelho permanecer ligado quando se molhar, pode ocorrer um curto-circuito que resulta num superaquecimento.

Depois de desligar o aparelho, remova a bateria (em caso de bateria removível) e, com um pano limpo e seco, seque o telefone cuidadosamente. É importante também remover o cartão de memória e o SIM card - o chip do celular.

celular-caiu-na-água

Uma técnica bastante utilizada é a de deixar o aparelho dentro de um recipiente ou saco plástico fechado com arroz cru. O arroz cru é realmente capaz de facilitar a eliminação de umidade do dispositivo, mas por outro lado, pode deixar um pó que causa danos aos componentes do celular, por isso às vezes pode não ser uma boa ideia.

Um substituto considerado ideal para o arroz são aqueles saquinhos de sílica que vêm nas embalagens de produtos eletrônicos recém-adquiridos, mas é necessário usar uma quantidade relativamente grande deste material (você pode adquiri-los em lojas de eletrônicos). Ao conseguir o material, deixe o celular (sem a bateria) imerso nele pelo prazo mínimo de duas horas.

silica-gel

Só tente ligar o celular depois de no mínimo 48 horas, quando provavelmente o celular estará totalmente seco em seu interior. Quando tiver certeza de que o celular está totalmente seco internamente, você pode ligá-lo. Antes disso, deixe que a bateria carregue por cerca de 20 ou 30 minutos. Tire-o da tomada após este período e tente ligá-lo. As chances são grandes de que o dispositivo volte a funcionar normalmente.

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+