Satélite japonês tira fotos da Terra a cada 10 minutos e cada frame é um espetáculo à parte

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesdezembro 11, 20241K Visualizações

O mundo da fotografia tem uma enorme facilidade de nos encantar quando as peças são feitas por um bom profissional que possui uma boa visão do mundo, uma larga criatividade e muita paciência para esperar pelo click perfeito. Contudo, alguns equipamentos também podem surpreender com os cliques que fazem, como por exemplo, esse satélite que tira fotos da Terra a cada 10 minutos.

O Himawari é um sistema avançado de satélites meteorológicos japonês e está chamando a atenção de cientistas e entusiastas pelo mundo todo. Ele é operado pela Agência Meteorológica do Japão (JMA) é mostra imagens impressionantes do nosso planeta a cada 10 minutos. O motivo disso não é somente para mostrar como a Terra é bonita, mas também ajudar no monitoramento climático.

Além disso, não é somente um satélite que está tirando as fotos da Terra, são vários satélites meteorológicos criados desde 1977. O nome do conjunto quer dizer “girassol” em japonês e é um reflexo da missão dos satélites em fazer a observação contínua do nosso planeta.

O início de tudo foi com o Geostationary Meteorological Satellite (GMS), lançado da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. À medida que o tempo foi passando e a tecnologia evoluindo se chegou ao Himawari-8, que entrou em operação oficial em 2015.

Da mesma maneira que os satélites antecessores, ele está posicionado a aproximadamente 35 mil quilômetros de distância da Terra, em uma órbita geoestacionária sobre a Nova Guiné. Esse posicionamento garante que ele tenha uma visão constante do hemisfério ocidental do Pacífico.

Satélite tira fotos da Terra

IGN

Como dito, o satélite tira fotos da Terra a cada 10 minutos. Ou seja, o Himawari-8 faz 144 imagens por dia, o que é três vezes mais do que seus antecessores, além de ter uma resolução maravilhosa e que consegue identificar características bem pequenas. Por conta disso que ele consegue monitorar os sistemas climáticos, como tufões, com uma precisão nunca vista antes.

Outro ponto que essas fotos em alta definição ajudam é dando informações valiosas a respeito de como os sistemas atmosféricos evoluem com o passar do tempo. Isso ajuda os meteorologistas a criarem métodos climáticos que sejam mais precisos. E as fotos da Terra tiradas a cada 10 minutos dão atualizações de forma constante. O que faz com que elas sejam extremamente úteis no monitoramento dos desastres naturais e mudanças climáticas.

Por conta de todas essas inovações que o Himawari trouxe, outros países já estão se inspirando. Por exemplo, a NOAA e a NASA estão criando satélites avançados parecidos para fazer o monitoramento do clima no Caribe e no Pacífico oriental.

Até o momento, o Himawari continua sendo um dos satélites meteorológicos mais avançados do mundo e mostrando como é importante fazer a observação e cuidar da Terra, já que é o único lar que temos.

Fonte: IGN

Imagens: IGN

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...