O mundo é extremamente vasto e diverso. E não dá para falar sobre diversidade sem falar do poder econômico de cada um. A diferença financeira no mundo é algo gritante. Enquanto nos deparamos com pessoas que lutam para ter o que comer diariamente, há aquelas que são rotuladas como as pessoas mais ricas do mundo. E por mais que, geralmente, as pessoas não pensem que brasileiros estão entre elas, um nome prova que isso não é verdade: Eduardo Saverin.
Recentemente, a Forbes reconheceu Eduardo Saverin como o brasileiro mais rico de todos os tempos. Para quem não está ligando o nome ao fato, ele é um dos cofundadores do Facebook ao lado de Mark Zuckerberg. O seu reconhecimento veio por conta da valorização considerável das ações da Meta. Elas tiveram um aumento de 76% entre junho de 2023 e junho de 2024.
A fortuna de Eduardo Saverin é estimada em 155,9 bilhões de reais. Nos últimos anos, ele viu sua fortuna aumentar de forma significativa, principalmente depois do valor econômico da Meta aumentar para 1,2 trilhão de dólares. Por conta desse crescimento, o homem chegou ao primeiro lugar na lista dos bilionários do Brasil e foi o primeiro a passar da marca dos 150 bilhões de reais.
Ele nasceu em São Paulo em 1982 e foi criado nos EUA. Lá, ele fez o curso de economia na Universidade de Harvard. Nessa universidade que Eduardo Saverin conheceu Zuckerberg e, juntos, começaram o projeto do Facebook em 2004.
A fortuna do brasileiro veio por conta da sua participação no começo da rede social. Contudo, a relação dele com Zuckerberg foi marcada por divergências a respeito da direção que o Facebook deveria seguir. Como resultado vieram disputas judiciais, o que até foi mostrado no filme “A Rede Social” de 2010.
Em 2012, Eduardo Saverin se mudou para Singapura, onde mora com a esposa e seu filho. No momento que ele foi para lá ele também renunciou a sua cidadania norte-americana. E desde que está em Singapura, o brasileiro é ativo no setor de investimentos com o fundo de risco B Capital.
O foco do B Capital, que foi fundado junto com o Boston Consulting Group e o investidor Raj Ganguly, é em empresas de tecnologia na Ásia, Europa e Estados Unidos que estão em estágios avançados.
Atualmente, o fundo tem 6,5 bilhões de dólares em ativos e tem o objetivo de explorar oportunidades em mercados emergentes e impulsionar inovações tecnológicas.
Fonte: E.M. foco
Imagens: Forbes