Se as células da pele se renovam, por que a tatuagem não sai com o tempo?

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      11/08/15 às 16h49

Um fato provado sobre o corpo humano é que as células que revestem a nossa pele se renovam diariamente, com as células mortas sendo substituídas por outras novas e recém produzidas. É um processo contínuo, e o banho é um dos nossos hábitos diários que auxiliam nele. Mas é aí que um ponto contradiz o outro e levanta uma questão: se as células da pele se renovam, por que a tatuagem não sai com o tempo?

A resposta é relativamente simples. As tatuagens são feitas numa das camadas mais profundas da pele, uma que não sofre renovação. A agulha que tatua penetra a epiderme (a parte superficial da pele) e deposita a tinta na derme, a camada embaixo da epiderme, que contém vasos sanguíneos e nervos. Vale lembrar que o tecido que recobre nosso corpo é formado por três camadas principais: a epiderme, mais externa; a derme, intermediária; e a hipoderme, a mais profunda. A única que está em constante renovação é a epiderme.

Os tatuadores, que utilizam agulhas bem fininhas que penetram cerca de 2 milímetros no tecido, injetam gotas de tinta lá dentro, na derme. É por isso que as tatuagens não saem da pele, enquanto um rabisco de caneta, que só atinge a epiderme, pode sair quando esfregado com água e sabão.

Por que algumas tatuagens envelhecem melhor que outras2

Entretanto, caso não tenham sido bem-feitas, as tatuagens acabam ficando borradas com o passar do tempo. Isso acontece quando a agulha não atinge a derme ou quando a tinta é de baixa qualidade. Os desenhos também podem perder definição devido a ação de células de defesa da pele, que tentam isolar os pigmentos por entender que eles são uma forma de agressão ao organismo do indivíduo.

Portanto, pode fazer sua tattoo sem medo que ela não vai sair com o tempo (se for bem-feita, é claro!).

artigo13_apostila5

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+