• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Se o céu é azul por que os aviões camuflados são verdes?

POR Fabiana Souza    EM Mundo Afora      28/09/15 às 18h57

Todos nós vivenciamos perguntas curiosas todos os dias. Muitas delas possuem uma explicação simples e precisa, porém, desconhecida pela maioria. Isso acontece em exemplos como: Por que o céu é azul? ou, por que não existe vida fora da Terra? Etc.

A maioria dessas dúvidas parecem complexas, porém, basta um pouco de estudo e pesquisa sobre o assunto para descobrirmos que só a nossa curiosidade é complexa, esse tipo de pergunta não. Contamos hoje em dia com uma série de avanços tecnológicos capazes de saciar a curiosidade de qualquer um. Sejam elas terrestres ou até mesmo além da Terra.

Uma dessas dúvidas, também bastante curiosa é sobre os aviões camuflados, usados em ataques militares em defesa de seus respectivos países. A mais frequente dessas dúvidas é: Se o céu é azul, por que os aviões camuflados são verdes? Embora pareça complexa, assim como as outras questões, essa pergunta tem uma resposta simples.

A maioria dos aviões utilizados são verdes por conta da posição do inimigo. Os aviões camuflados são, na maioria das vezes, usados para ataque ao solo ou suporte de tropas que voavam próximas ao chão.

Ou seja, os aviões camuflados não era feitos para serem vistos de baixo para cima e sim, do de cima para baixo. Por isso a camuflagem com a cor predominante do solo - verde, em áreas predominadas por vegetação, com marrom, cor de terra - assim, quando os inimigos sobrevoavam as aeronaves era mais difícil identificá-las, por estar camuflada ao tom terrestre.

furtf111camo

Porém, o verde não era a única camuflagem usada pelos aviões militares. Sua cor dependia de sua função. Tendo também aviões de outras cores, inclusive, azuis. Esse sim, eram feitos para serem vistos de baixo para cima. Assim, o disfarce funcionava melhor.

Porém, graças aos avanços da tecnologia, hoje em dia já é possível detectar a presença de aeronaves sem necessariamente "enxergá-las". Por isso, atualmente poucos aviões precisam desse disfarce.

Confira outros tipos de camuflagem:

Aeronaves embarcadas - Segunda Guerra Mundial.

"Embarcada" significa que ela opera a partir de um porta-aviões. Por isso, a "barriga" tenta simular a cor do céu e a parte superior, a do mar.

azul_quente

Preto - Segunda Guerra Mundial

Para sumir na noite, claro, utilizava-se a tinta mais escura possível. Também é a camuflagem de modelos modernos, como o F117 Nighthawk.

pretinho_basico

Planeta Terra - Primeira Guerra Mundial

Eram marrons porque corriam mais risco de serem destruídos quando estavam pousados (em campos improvisados, de terra batida) do que no céu.

planeta_terra

Rajado - Desde a década de 70

Adaptável ao ambiente. Além do verde, pode ter cor de areia (operações no deserto), verde e marrom (na selva) ou azul na parte inferior (imitando o céu).

arco_iris

Próxima Matéria
Fabiana Souza
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+