Compartilhando coisa boa

Senhor faz serenata todos os dias para esposa com Alzheimer

0

Uma história de amor e cuidado para aquecer nossos corações. A foto compartilhada, despretensiosamente nas redes sociais, pelo músico Lúcio Yanel, onde ele aparece fazendo uma serenata para sua esposa que enfrenta uma batalha contra o Alzheimer chamou a atenção dos internautas e rapidamente viralizou.

O músico de 72 anos, todos os dias, religiosamente, tira um momento para cantar suas músicas para a esposa. Lúcio, que é violinista, e uma das principais referências da música gaúcha, encontrou na música uma forma de manter contato e de se aproximar da mulher, Sueli de Fátima Teixeira que, segundo ele, tem vivido em um mundo distante, devido ao avanço da doença.

A publicação

O artista sempre foi muito discreto em relação à esposa, a imagem compartilhada foi a primeira foto deles juntos desde que a doença se agravou. Na foto, ele aparece se apresentando com o violão para a companheira, e acompanha um desabafo. “Já faz alguns anos que o maldito Alzheimer vai me roubando a minha amada companheira. E para que me sinta ao seu lado, minhas serenatas diárias. Tu és o meu melhor público”, escreveu ele.

A publicação rapidamente viralizou, no Facebook, e teve mais de 59 mil compartilhamentos, e inúmeros comentários emocionados dos internautas. Em um deles um homem escreveu: “O amor sempre vai superar as intempéries da vida”.

E não foram poucas as mensagens que o homem recebeu e toda essa repercussão foi uma surpresa para Lúcio. “Publiquei meio que sem querer, não imaginei que tantas pessoas fossem ver. Eu sempre vivia ocultando a situação da minha mulher, porque é muito melindroso para um artista fazer esse tipo de publicação. As pessoas podem pensar que é algo piegas”, contou em entrevista à BBC News Brasil.

A luta diária da esposa

Casado há 25 anos com Sueli, ele conta que tem sido os períodos mais difíceis da doença, e que a esposa não consegue mais andar, falar ou se alimentar sozinha, dependendo dele e do filho do casal para tudo. “Estou acompanhando minha esposa sofrer com o Alzheimer e não tenho muito o que fazer para evitar isso”, diz Lúcio.

A doença é considerada o tipo mais comum de demência no mundo, e estima-se a que 5% da população acima de 65 anos possa desenvolver um quadro de Alzheimer. No caso de Sueli, a doença se manifestou de forma precoce. Ela teve a confirmação do quadro de Alzheimer em 2008. Na época, ela tinha 52 anos, e desde então, a doença só tem se agravado.

O poder da música

Até o momento, as causas da doença são desconhecidas, mas existem tratamentos disponíveis para aliviar os sintomas. Como não existem medicamentos capazes de evitar a evolução da doença, Lúcio então decidiu por outras alternativas para fazer desse período o mais tranquilo possível para a esposa. Foi então que ele começou com as serenatas. “Desde que a minha esposa descobriu o Alzheimer, faço serenatas para ela praticamente todos os dias. Fiz isso de forma intuitiva, para alegrá-la. Depois, descobri que é uma boa alternativa para aliviar os sintomas da doença”, conta ele.

7 coisas que você não sabia sobre as Moiras, as irmãs do destino

Artigo anterior

Game of Thrones espacial já tem data para chegar na Netflix

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido